Idade não é problema !
O processo de envelhecimento é definido como um conjunto de variáveis mensuráveis, como a redução da aptidão física, do vigor e maior tempo de recuperação entre os esforços físicos.
O envelhecimento acarreta uma série de alterações fisiológicas que, progressivamente, diminuem a capacidade funcional dos indivíduos.
Este processo é marcado por:
- um decréscimo das capacidades motoras,
- redução da força,
- diminuição da flexibilidade, velocidade, dos níveis de VO2 máximo,
- dificuldade na realização das atividades diárias e na manutenção de um estilo de vida saudável.
Idade biológica x idade cronológica
O processo do envelhecimento, do ponto de vista fisiológico, não ocorre necessariamente na mesma velocidade do avanço da idade cronológica.
Há uma considerável variação individual. Há pessoas com mais de 80 anos de idade em plena forma física e em estado competitivo!Com 85 anos, Nick Corish vive como se tivesse 23. Ou quase.
O irlandês, que se prepara para competir nos 1500m no Mundial Master de Atletismo, dá a dica de como aproveitar bem os dias. “Minha certidão de nascimento diz que tenho quase 85 anos, mas minha mente diz que tenho quase 23.”
Ele relata experiências de pessoas que vivem o esporte, não somente como prática regular e sim como um verdadeiro hábito de vida. “O que nos faz continuar é que não achamos que vamos morrer. Nós sabemos que vamos, mas não pensamos nisso.Cada dia sem uma aventura não é um bom dia. Mas só encontramos aventuras com olhos abertos e ouvidos atentos. Algo vai acontecer durante esse dia e vai influenciar você, vai mudar o dia e talvez até a sua vida.”
Pessoas como o Sr. Nick são capazes de dizer muito, não somente com palavras, mas com grandes exemplos.
As teorias biológicas do envelhecimento examinam o assunto sobre uma perspectiva do próprio desgaste articular e funcional do organismo. A entrada na velhice depende de vários aspectos que ultrapassam limiares da mera cronologia. Cada indivíduo reage de forma única ao avanço da idade.
A importância do treino de força
O treinamento de força deve fazer parte de um estilo de vida ligado ao condicionamento ao longo de toda a vida. A reavaliação dos objetivos e do planejamento do programa é necessária para a obtenção de resultados ótimos e aderência.
Segundo Fleck e Kraemer, um programa de treinamento de força em adultos mais velhos consiste:
- na pré-testagem e na avaliação,
- na determinação dos objetivos individuais,
- no planejamento do programa
- no desenvolvimento de métodos de avaliação.
Comece hoje mesmo!
Se você pretende iniciar um programa de treinamento deve seguir os seguintes passos:
- Faça uma avaliação com seu cardiologista e converse com ele a respeito dos seus objetivos de vida.
- Procure um nutricionista. Sua alimentação é tão importante quanto o treinamento.
- Encontre um local onde você possa treinar com segurança e qualidade.
- Não falte ao treinos.
- Comece devagar. Não queira ganhar o mundo em pouco tempo. Utilize o que a vida lhe deu, sua sabedoria e paciência. Cada dia será uma nova aventura para você.
- Identifique-se, crie ou resgate um hobbie esportivo que você tinha nos tempos em que era mais jovem. Esta iniciativa pode lhe oferecer uma satisfação muito boa ao praticá-la.
- Dê preferência por atividades em grupo. Afinal, fazer amizade é sempre bom!
Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_lZja1DpTPVo/TTC0EWhSgXI/AAAAAAAAAJQ/pO8EWvsQGqc/s1600/dpi_px174030.jpg