Viva bem, viva muito!
Todos nós procuramos viver muito, mas acima de tudo, viver bem. Por este motivo, o número de idosos vem crescendo muito nas academias.
Ao longo da vida, vamos sofrendo alterações posturais em decorrência do avanço da idade e da inatividade. Com o passar dos anos, nossos ossos vão ficando menos densos e mais suscetíveis às fraturas. Vale lembrar que as mulheres, especialmente as brancas, magras e de baixa estatura, devido às alterações hormonais, são mais acometidas pela osteopenia e em seguida pela osteoporose.
As articulações se tornam mais rígidas devido à perda de hidratação e colágeno. Os discos da coluna também ficam fininhos, ocorrendo assim menos absorção de impacto e maior chance de lesões, como as hérnias de disco.
As perdas de massa muscular e de força vêm acompanhadas. Estas alterações resultarão na diminuição de um centímetro por década, após os 40 anos idade. Agora você sabe por que sua avó e tão pequenininha.
Nossa coluna vai se adaptando a tudo isso e acabamos ficando curvados para frente, promovendo uma alteração no nosso centro de gravidade. Isto desencadeará um andar mais lento e com as pernas mais abertas, na tentativa de nos equilibrarmos.

Viva bem!

O primeiro passo para evitar que estas alterações nos impeçam de realizar nossas atividades diárias é a prevenção.
Nossa coluna é envolvida por músculos que provem estabilidade aos segmentos vertebrais. Além disso, os exercícios que promovem instabilidade, irão ativar estes músculos estabilizadores. Em outras palavras, exercícios baseados em promover desequilíbrio, farão os músculos se contraírem, para que você não caia. Esta contração promoverá trabalho e consequentemente ganho de força muscular.
A prática  de exercícios é uma boa dica para estabilizar a coluna e evitar os efeitos deletérios da perda de equilíbrio, comum em idosos.
Este trabalho também resultará em um caminhar mais seguro, evitando quedas e posteriormente fraturas.
Atualmente estes exercícios, chamados exercícios funcionais, são muito executados nas academias, incluídos nas rotinas de treino.
Converse com o seu professor sobre isso e tenha a certeza de que assim você terá uma coluna saudável por muitos anos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome