Saúde da Coluna: melhore a sua postura!

No dia a dia nos posicionamos de diversas maneiras.

Com exceção dos momentos em que estamos nos exercitando na academia, aos olhos de profissionais, não observamos se estamos posicionados adequadamente.

Atividades laborais

Nas atividades laborais ou em atividades rotineiras em casa, muitas vezes ficamos parados por muito tempo na mesma posição ou nos movemos constantemente para apenas um dos lados.
Se estas posições não forem adequadas à nossa coluna, podem causar dores que geralmente aparecem depois dos episódios que as causam, deixando sempre a dúvida de quem foi o verdadeiro causador do desconforto.

Rotações excessivas

A coluna lombar realiza movimentos de rotação para ambos os lados quando giramos o nosso tronco. Entretanto, apesar de termos uma amplitude para isto, não é saudável usarmos todo este limite. As rotações excessivas podem gerar danos aos discos intervertebrais.

Posição sentada

Quando estamos sentados e realizamos estes movimentos em demasia, os músculos protetores dela se tornam menos ativos para esta função, deixando- a suscetível ao stress.

Movimentos bilaterais

Tente realizar as atividades para ambos os lados, assim dará oportunidade aos músculos de trabalharem na mesma proporção, prevenindo as indesejáveis lombalgias.
Faça uma análise dos objetos que você tem costume de usar no seu escritório e perceba se estão todos posicionados do mesmo lado.
Por exemplo: telefone, computador, impressora, papéis para anotações, etc. Em casa, veja se realiza atividades em que seu corpo precisa permanecer rodado para um lado só, como varrer ou até mesmo assistir TV.

Nado crawl

Se  você pratica natação, observe se ao respirar gira apenas para um dos lados.
 
A solução pode estar em pequenos detalhes que você mesmo pode perceber.
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome