Bioimpedância:o que é ?
O teste de bioimpedância é um método de alta precisão na avaliação da composição corporal, que permite medir e calcular 6 diferentes biomarcadores.
Conhecendo a composição corporal de cada praticante, o professor, o personal trainer e o preparador físico podem planejar e redesenhar os treinos para que os objetivos de emagrecimento e definição muscular possam ser alcançados mais rapidamente.
Bioimpedância: como é o teste ?
O teste consiste na colocação de dois pares de eletrodos adesivos (na mão e no pé direito do examinado), que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade passe pelo corpo.
Biomarcadores
São os indicadores do estado fisiológico do organismo, medidos e avaliados na bioimpedância. São eles:
Gordura
A gordura corporal revela aspectos importantes da saúde de uma pessoa. O local onde a gordura se acumula pode indicar algumas situações que requerem cuidados:
- Na barriga, o excesso de gordura pode estar relacionado a problemas adrenais e resistência à insulina. Nos homens pode decorrer de baixos níveis de testosterona.
- Nos quadris, a gordura acumulada pode ter relação com desequilíbrios hormonais (em especial o estrogênio).
- Distribuído pelo corpo todo, o excesso de gordura pode ocorrer em função de dieta inadequada, sedentarismo ou distúrbios metabólicos como diabetes, resistência à insulina ou síndrome metabólica.
O ritmo saudável de perda de gordura é de 0.5kg a 1kg por semana. Na primeira e segunda semana pode existir uma perda maior de peso por causa da perda de água retida.
Hidratação
Considera-se saudável uma hidratação de 50%, sendo o ideal entre 60 e 65%. O nível de hidratação inferior a 50% pode trazer algumas consequências indesejáveis para a saúde:
- Diminuição da lubrificação das articulações;
- Danos à pele
- Queda da produção de energia
- Diminuição da função de vários órgãos
- Cérebro mais lento.
A hidratação insuficiente pode ocasionar efeitos negativos no ganho de massa muscular:
- A absorção dos macro e micronutrientes ingeridos fica comprometida.
- Uma desidratação de apenas 1,5% já pode resultar em perda de força muscular;
- A desidratação favorece um estado de catabolismo (destruição de proteínas) ao invés do anabolismo (construção muscular).
Quem deseja emagrecer também deve beber muita água. Se o corpo não estiver bem hidratado, não conseguirá utilizar eficientemente a gordura como fonte energética.
Massa magra e Massa muscular
Além de proporcionar melhor estética corporal, a massa muscular está envolvida em uma série de processos fisiológicos importantes:
- produção de energia
- equilíbrio hormonal
- regulação parcial dos níveis de açúcar no sangue
- influência no sistema imunológico
A quantidade de massa muscular que uma pessoa apresenta pode ainda revelar outros fatores que acontecem dentro do seu corpo. Exemplos:
- Pessoas muito doentes ou com inflamação perdem massa muscular, que pode ser usada como combustível.
- A absorção de proteínas pode ser diminuída devido a algumas doenças.
Água Intracelular e Extracelular
O ideal é a distribuição de 60% de água intracelular e 40% extracelular.
Dentro da célula, quando há baixos níveis de água:
- Cai a produção de energia
- Diminui a função de vários órgãos
- Podem haver alterações na regulação do açúcar e de vários hormônios.
Fora da célula, quando há excesso de água, pode haver aumento da inflamação e das toxinas circulantes.
Saúde celular (Ângulo de Fase)
O ângulo de fase é um indicador do estado de nutrição, hidratação e integridade das células. Está associado ao tamanho celular, à hidratação dos tecidos e à permeabilidade das membranas.
Taxa Metabólica Basal e IMC
A Taxa Metabólica Basal é o índice que revela a quantidade de energia que cada pessoa gasta enquanto dorme. Ela varia de acordo com a idade, sexo, fatores genéticos, peso, altura, quantidade de massa muscular e frequência de atividade.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura. É uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal.