Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Como conquistar um abdômen definido?

Como conquistar um abdômen definido?

195
0
Ter o abdômen definido é a meta de muitas mulheres e homens que entram para a academia. Parece difícil alcançar esse objetivo, né? Mas com disciplina, os treinos certos, e claro, uma alimentação balanceada, você consegue sim chegar lá. 
Acompanhe este post e confira algumas dicas que contribuem para a definição abdominal.
Como definir o abdômen?
Muitas pessoas entram para a academia com foco em ter um abdômen definido, no entanto, um erro bastante comum que muitas delas acabam cometendo é realizar somente exercícios que promovem a hipertrofia muscular.
Essa modalidade é fundamental para quem almeja esse objetivo, contudo, a definição muscular acontece quando ocorre a perda de gordura. Dessa forma, é importante realizar exercícios aeróbicos para queimar calorias e musculação para definir o abdômen.
É recomendado a realização de atividade física no mínimo 3 vezes por semana, porém, para quem tem a finalidade de perder barriga e definir a musculatura abdominal, o ideal é se dedicar um pouco mais e tentar conciliar ao longo de toda a semana cardio com musculação.
Cia Athletica Nacional – Como conquistar um abdômen definido – Autores Grupo S2 Marketing – Freepik

Ter o abdômen definido é a meta de muitas mulheres e homens que entram para a academia. Parece difícil alcançar esse objetivo, não é!? Mas com disciplina, os treinos certos e, claro, uma alimentação balanceada, você consegue sim chegar lá. 

Acompanhe este post e confira algumas dicas que contribuem para a definição abdominal.

Como definir o abdômen?

Muitas pessoas entram para a academia com foco em ter um abdômen definido. No entanto, um erro bastante comum, que muitas delas acabam cometendo, é realizar somente exercícios que promovem a hipertrofia muscular.

Essa modalidade é fundamental para quem almeja esse objetivo, contudo, a definição muscular acontece quando ocorre a perda de gordura. Dessa forma, é importante realizar exercícios aeróbicos para queimar calorias e musculação para definir o abdômen.

É recomendado a realização de atividade física no mínimo 3 vezes por semana. Porém, para quem tem a finalidade de perder barriga e definir a musculatura abdominal, o ideal é se dedicar um pouco mais e tentar conciliar ao longo de toda a semana “cardio” com musculação.

Como ter abdômen definido feminino?

O corpo da mulher funciona de forma diferente do organismo masculino. Os hormônios femininos e o metabolismo naturalmente mais lento contribuem para o ganho de gordura, a retenção de líquidos e a dificuldade em perder peso.

É válido lembrar que questões como genética, idade, alimentação, condições gerais de saúde e estilo de vida, influenciam no ganho de massa muscular. Deste modo, algumas mulheres podem alcançar os objetivos fitness com menos dificuldade.

No entanto, na maioria dos casos, as mulheres precisam se esforçar mais para ter o abdômen definido. Em vista disso, recomenda-se dedicação na ginástica e nos exercícios abdominais.

Em contrapartida, os homens tem mais facilidade para a hipertrofia muscular. Contudo, os homens são mais propensos a ter gordura localizada no abdômen, porque a cavidade abdominal é duas vezes maior do que a das mulheres.

Por isso, para alcançar o abdômen definido masculino é crucial direcionar os esforços para os exercícios que ajudam a perder barriga.

Conclusão, apesar de terem algumas vantagens no que diz respeito ao funcionamento de alguns aspectos do metabolismo, ambos os sexos precisam ter empenho e consistência para atingir as metas.

Exercícios para definir abdômen: ginástica localizada é boa pedida

Agora que você já sabe que para ter o abdômen definido é preciso perder gordura, fique sabendo também que os exercícios aeróbios e de ginástica são muito indicados. Em uma hora de aula de ginástica localizada, por exemplo, é possível queimar de 500 a 700 calorias.

As aulas contam com o acompanhamento e o estímulo do profissional de Educação Física e dos demais alunos. Além disso, a dinamicidade e a animação que incentivam a disciplina e a consistência são fatores primordiais para promover o emagrecimento.

Assim, as aulas a seguir são excelentes opções para emagrecer e, consequentemente, definir os músculos do abdômen:

  • Orange Zone (HIIT);
  • Spinning;
  • The Trip;
  • Ginástica localizada;
  • Flex circuit;
  • Step;
  • Body pump;
  • E muito mais.

Além das aulas de ginástica, a corrida ajuda a definir o abdômen, bem como subir e descer escadas no simulador e pular corda, pois são atividades que trabalham o cardiorrespiratório e cardiovascular e favorecem a queima de calorias.

Leiam também:

Exercícios para perder barriga

Treino para definir abdômen

Em conjunto com os exercícios e aulas de cardio, é indicado realizar treinos direcionados para ativar e trabalhar os músculos abdominais. Dessa forma, à medida que se vai perdendo gordura, é possível ir definindo o abdômen.

Para não desanimar e trazer mais dinâmica para a rotina de exercícios, uma dica é variar as atividades. A novidade estimula o cérebro a querer experimentar, com isso, ajuda significativamente a manter o foco e o compromisso com você mesmo.

Power ABS

Esta é uma das melhores aulas para quem deseja ter o abdômen definido, o Power ABS combina técnicas de aprofundamento e tonificação, compostas por exercícios focados totalmente em ativar a musculatura abdominal profunda.

A técnica de aprofundamento é realizada tracionando o umbigo na direção da coluna vertebral, enquanto a técnica de tonificação é executada levando as costelas em direção à pelve, mantendo a curva natural da coluna.

Normalmente, as aulas duram em torno de 20 a 30 minutos e todos os movimentos são realizados de forma progressiva em relação a intensidade e complexidade.

Os exercícios realizados no Power ABS para ajudar na meta do abdômen definido são:

  • Cedente;
  • Pranchas;
  • Movimentos realizados com bola suíça;
  • E vários outros.

GAP

É uma aula que mistura exercícios cardiorrespiratórios e de fortalecimento e trabalha especificamente os músculos dos glúteos, abdominais e das pernas. 

Além de ser possível obter excelentes resultados em relação a definição do abdômen, o GAP também vai te ajudar a tonificar os músculos dessas outras regiões do corpo.

Musculação

A musculação é uma modalidade clássica e uma das mais procuradas quando o assunto é o mundo fitness. 

Existem vários exercícios eficientes para fortalecer os músculos do abdômen e alcançar a tão sonhada definição, alguns deles:

  • Prancha ventral e lateral;
  • Elevação de pernas;
  • Abdominal em V;
  • Elevação de quadril;
  • Abdominal oblíquo;
  • Entre outros.

Entretanto, é de suma importância que os treinos sejam preparados e monitorados por um professor de Educação Física, os exercícios quando realizados incorretamente, além de não surtir o efeito desejado, podem causar lesões.

Abdômen definido: dicas importantes

Para que a definição muscular ocorra, é importante respeitar o descanso dos músculos, afinal, é nesse momento que as células do corpo se regeneram e promovem a hipertrofia. 

Dessa maneira, quando estiver realizando os exercícios de musculação, dê uma pausa e descanse por 20 ou 30 segundos entre uma série e outra. Além disso, o sono de qualidade é primordial para ter o abdômen definido e para o ganho de massa muscular.

Outro fator indispensável para definir a musculatura do abdômen é a alimentação balanceada, os exercícios são excelentes para atingir os objetivos fitness. Contudo, se o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio estiver alto, o sonho do abdômen definido pode não acontecer.

Portanto, se esse é seu objetivo priorize alimentos saudáveis, ricos em proteínas, fibras e nutrientes de forma geral.

Quanto tempo para definir o abdômen?

Pode-se levar, de forma geral, de três meses a dois anos para ter o abdômen definido, dependendo da composição corporal e do empenho na alimentação e na prática dos exercícios

A porcentagem de gordura corporal ideal para deixar os músculos abdominais perceptíveis é de 14 a 19% para mulheres e de 6 a 13% para homens. 

Porém, é importante considerar fatores genéticos, estilo de vida e características pessoais. Saiba que uma pessoa pode fazer os mesmos exercícios com a mesma intensidade que outra e ambas podem ter resultados em tempos diferentes.

Abdômen definido é na Cia Athletica

A Cia Athletica é a academia mais completa! Aqui você vai encontrar as mais diversas modalidades para te ajudar a ter o abdômen definido.

Os treinos são preparados de forma individual para atender às características pessoais e objetivos de cada aluno. Além disso, os profissionais de Educação Física ficam à disposição e sempre de olho para que os exercícios sejam executados da maneira correta.

Encontre a Companhia Athletica mais próxima de você e venha viver uma experiência!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome