Os exercícios funcionais estão em alta nas academias atualmente, principalmente por serem muito eficazes para quem deseja conseguir maior definição para o corpo.

Você sabe o que é exercício funcional? Quer saber quais os exercícios ideais para te ajudar a conseguir o corpo perfeito?

Leia e saiba mais!

O que são exercícios funcionais?

O treinamento funcional é um método caracterizado por ser ainda mais dinâmico do que o convencional e por mesclar diferentes capacidades físicas em uma única atividade física. Assim, ao invés de focalizar em apenas um grupo muscular por vez, você trabalha o corpo todo ao mesmo tempo, trabalhando força muscular, fortalecendo o sistema cardiorrespiratório e melhorando a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora.

Benefícios dos exercícios funcionais

Além da tonificação muscular, os exercícios de treinamento funcional trazem outras contribuições, como:

  • Fortalecimento muscular;
  • Melhoria da postura;
  • Diminuição das dores nas costas;
  • Trabalho de todo o corpo de uma só vez;
  • Melhoria do sistema cardiorrespiratório;
  • Melhoria do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Melhoria da flexibilidade.

Além disso, os exercícios funcionais também proporcionam um ótimo gasto calórico podendo chegar até a 800 calorias por hora. O recomendado para a perda de peso mais efetiva é manter uma frequência de atividades de três vezes na semana.

Treino funcional: exercícios

Conheça alguns exercícios funcionais para emagrecer que podem compor o seu treinamento funcional:

  • Corrida local com elevação dos joelhos

Esse é um exercício funcional muito simples. Apenas corra no lugar por 30 segundos, mas não se esqueça de levantar o joelho a 90 graus enquanto faz o movimento.

  • Salto com flexão de joelhos

Para realizar esse exercício funcional, fique em pé e deixe as pernas afastadas, usando a largura dos ombros como referência. Em seguida, salte erguendo os joelhos na direção do peito. Faça esse movimento por 30 segundos.

  • Agachamento com salto

Mantenha as pernas afastadas na largura dos ombros e posicione as mãos na nuca. Agache o máximo que puder, levando o quadril para trás. Então, dê um salto e desça com os joelhos flexionados. Repita o movimento por 20 segundos.

  • Afundo com salto

Com as mãos na cintura e uma perna frente a outra, flexione o joelho da frente, formando um ângulo de 90 graus. Então, salte trocando as pernas no ar. Quando descer, faça um afundo com a outra perna na frente. O movimento pode ser feito por até 20 segundos.

  • Slide board

É feito sob uma placa lisa utilizada para fazer exercícios de deslizamento, simulando os movimentos da patinação. Os movimentos efetuados usam a força e o peso do próprio corpo como carga, por isso é considerado um treino funcional.

Esse treino serve para tonificar os glúteos e coxas, além de trabalhar resistência e condicionamento físico, aumentar o equilíbrio e a agilidade,  e melhorar a velocidade de quem corre. O ideal é fazer o treino de 5 a 10 minutos, aumentando o tempo de duração (15 a 20 minutos) conforme for aumentando seu condicionamento físico.

Exercícios funcionais para idosos

A atividade física na terceira idade é essencial para aqueles que desejam manter uma vida saudável e aumentar a sua qualidade e expectativa de vida.  Mas, será que idosos podem realizar um treinamento funcional?

A resposta é sim, claro que podem. Porém, como na terceira idade o corpo já não responde da melhor forma, é necessário ter alguns cuidados e moderações em sua prática.

Os exercícios funcionais para idosos devem ser realizados de modo mais parecido possível com as atividades realizadas em seu cotidiano. Ou seja, os movimentos do treinamento funcional para idosos devem ser baseados nos gestos que realizam no dia-a-dia.

Quanto maior for a proximidade dos exercícios com os movimentos cotidianos, maior será a transferência da performance destas capacidades. O treinamento funcional para idosos pode ser executado utilizando acessórios, como cordas, elásticos, bancos, cadeiras, cones e até mesmo escadas horizontais.

Agora que você já conhece alguns exercícios funcionais e sabe o quão importantes eles podem ser para te ajudar a secar o seu corpo é hora de começar a treinar!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome