Home DEFINIÇÃO MUSCULAR 6 exercícios para fortalecer a coluna

6 exercícios para fortalecer a coluna

344
0
Vale lembrar que é importante ter um profissional para orientar nos exercícios: com a coluna não se brinca. Para evitar lesões, deve-se fazer um alongamento para preparar a musculatura antes do treino.

Fazer exercícios para fortalecer a coluna pode ser divertido, além disso tem muitos benefícios! Se você está cansado de sofrer com dores nas costas este é o texto certo para você.

Prepare-se para deixar essas dores nas costas no passado!

Quais exercícios para fortalecer a coluna?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das pessoas vão sofrer com dor nas costas em algum momento da vida. Diante dessa realidade, é pertinente buscar formas de prevenção para evitar a progressão de algum problema mais sério no futuro.

Antes de começar, vale lembrar que é importante ter um profissional para orientar nos exercícios: com a coluna não se brinca.

Para evitar lesões, não esqueça de fazer um alongamento para preparar a musculatura antes do treino. Alongamento é a palavra-chave!

Confira alguns exercícios para fortalecer a coluna e dizer adeus às suas dores:

Super-Heroína

Já imaginou ser uma super-heroína ou um super-herói? Agora é a hora!

Antes de tudo, deite-se de barriga para baixo, estique os braços para a frente e as pernas para trás. Agora, como uma verdadeira heroína, levante os braços e as pernas o máximo que conseguir, mantendo a barriga no chão.

Faça cerca de 20 repetições e sinta-se poderosa! 

Prancha Maluca (Shoulder Taps)

Quer fazer uma prancha com uma pegada mais divertida?

Primeiramente, deite-se de bruços e apoie as mãos e a ponta dos pés no chão. Estique os braços e mantenha o corpo reto e levantado, acima do chão. Agora, tire uma das mãos do chão e toque o ombro oposto. Volte ao chão e repita do outro lado.

Faça cerca de 15 repetições para cada lado. Ah, não se esqueça de manter o equilíbrio! 

Crucifixo Invertido

Segure um halter em cada mão, flexione moderadamente os joelhos e mantenha os pés afastados na largura do quadril.

Em seguida, incline o tronco para a frente, mantendo-o paralelo ao chão e dobre os cotovelos levemente e levante os braços para cima, como se estivesse formando um T.

Faça 3 séries desse exercício com até 12 repetições. Mas lembre-se, pegue um peso adequado para você, nada de exageros!

Gato Elástico

Vamos fazer um exercício de gato com uma pitada de elasticidade.

A princípio, apoie as mãos e os joelhos no chão. Agora, arqueie as costas para cima, como um gato assustado. Em seguida, relaxe a barriga e jogue-a para baixo, olhando para cima e empinando os glúteos.

Assim, repita esse movimento de arquear e relaxar por 10 vezes. Solte seu lado felino! 

Cão olhando para cima

Essa é uma postura original do Yoga que migrou para as academias.

Antes de tudo, fique de barriga para baixo, afaste o tronco do chão com a força dos braços (que devem ficar estendidos e alinhados com os ombros). Mantenha as pontas dos pés apoiadas no chão. Contraia o abdômen, o quadril e as coxas e permaneça nessa posição por 40 segundos. Repita por duas ou três vezes. 

Vale a pena também ler esses textos:

Dor lombar

Como aliviar dor nas costas

Qual o melhor exercício para fortalecer a coluna?

Existem muitos exercícios de musculação para fortalecer a coluna, e a escolha do melhor vai depender do que precisa e do seu nível de condicionamento físico.

Logo, um exercício bastante recomendado é o levantamento terra, que é um dos principais exercícios para fortalecer a coluna na academia.

Levantamento terra

Ele trabalha vários grupos musculares, como os músculos das costas, glúteos, pernas e abdômen. Esse exercício para fortalecer a coluna envolve levantar uma barra do chão, mantendo a postura correta e controlada.

Ao realizar o levantamento terra, você fortalece os músculos paravertebrais, que são responsáveis pela estabilidade e sustentação da coluna vertebral.

Além disso, o exercício também contribui para o fortalecimento dos músculos das pernas e do core, o que ajuda a distribuir a carga corretamente e prevenir lesões na coluna.

No entanto, é fundamental fazer o levantamento terra sob a supervisão de um profissional qualificado para evitar lesões. Cada pessoa é única e pode ter necessidades específicas em relação ao fortalecimento da coluna.

Confira também:

Exercícios para os glúteos.

Exercícios para fortalecer a coluna lombar e cervical

A dica é a prancha isométrica com a cabeça levantada. Conhece?

Primeiro, se deite de barriga para baixo, apoie os cotovelos, antebraços e pontas dos pés no chão, mantendo o abdômen totalmente elevado e em linha reta. 

Bem como, os ombros devem estar alinhados com o quadril e as pernas. Mantenha essa posição por 15 a 30 segundos.

Antes de começar, é importante ter em mente que esses tipos de exercícios trabalham intensamente a região lombar, cervical e outros músculos da coluna, por isso você deve fazer com cautela e sob a orientação de profissionais qualificados.

A importância do alongamento 

Além disso, é fundamental realizar alongamentos para a coluna antes de iniciar o treino, bem como para outras regiões do corpo. 

Dessa forma, o alongamento prepara os músculos para o esforço que virá a seguir, tornando as fibras musculares mais flexíveis para realizar os movimentos das atividades físicas.

Primeiro, você deve realizar alguns exercícios de alongamento para a coluna, como alongamento de pernas, lateral do tronco, posterior e anterior da coxa, panturrilha e ombros. 

Apenas o alongamento em si tem a capacidade de fortalecer a coluna e aliviar a dor, pois estimula os músculos de maneira adequada.

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Exercícios para fortalecer a coluna: treinos recomendados

Além da musculação, que é excelente para fortalecer os músculos da coluna e de outras partes do corpo, outras modalidades são muito eficientes para proporcionar costas mais firmes, prevenir, e até mesmo, melhorar determinadas lesões existentes.

O Oilates, por exemplo, é uma aula amplamente indicada por muitos especialistas para corrigir a postura, desvios, reduzir dores e fortalecer os músculos dessa região.

Os exercícios para fortalecer a coluna lombar e cervical do pilates possibilitam resultados no curto e longo prazo e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade.

Outras modalidades ótimas para o fortalecimento muscular das costas, são:

  • Natação;
  • Yoga;
  • Aula de alongamento.

Essas modalidades podem propiciar resultados direcionados, portanto, mais eficazes, contudo, o importante é não ficar parado e movimentar o corpo.

O ideal é praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana, por no mínimo 30 minutos ao dia.

Leia também:

Alongamento para dor lombar

Ginástica localizada

Quando procurar ajuda médica para dor na coluna?

Entenda que vários fatores podem causar dores ou problemas relacionados à coluna. Nestes casos, é extremamente importante buscar também a ajuda de um médico especialista para solucionar a questão de maneira eficaz e segura.

No que se refere à prática física, é válido ressaltar que os exercícios devem ser pausados imediatamente na presença de dor aguda e persistente, já que esse é um sinal do corpo de que algo não está indo bem.

Cia Athletica, sua melhor companhia

Nossas academias têm uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada. Você será atendido por um professor que realmente entende da atividade que escolher e que está preparado para ajudar.

Além disso, nossa musculação tem equipamentos inovadores e modernos, de marcas reconhecidas pela sua qualidade técnica e segurança. 

Conheça a Cia mais perto de você.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome