
Treinar menos pode trazer mais resultados no treino de musculação? Sim, mas isso depende de como você executa os exercícios e da intensidade do treino. Em outras palavras, isso depende se você treina corretamente.
É verdade que para ganhar massa muscular é necessário que os músculos sofram estímulos, conhecido também como estresse físico.
O esforço durante os exercícios de musculação gera microlesões nas fibras musculares, o que é uma reação normal.
Após o treino, ocorre a reparação dessas fibras que ocasiona no aumento de sua espessura, isto é, resulta na hipertrofia muscular.
Contudo, o treino excessivo pode não somente gerar lesões graves, como também atrapalhar os resultados.
Para entender melhor o que fazer ganhar massa muscular e por que treinos de musculação prolongados podem ser prejudiciais para sua saúde e comprometer seus resultados, confira este material que preparamos!
Musculação: academia tradicional privilegia treinos longos
É muito comum ver dentro das academias treinos de musculação com séries puxadas e longas, com cargas excessivas, sem mencionar o foco repetitivo dos exercícios nos mesmos músculos.
E por que fazem isso? Porque as pessoas acreditam que essa é a forma de ganhar massa muscular rápido. Afinal, quanto mais estímulos, melhor serão os resultados, certo?
Errado! Há muitas pesquisas que mostram que o treinamento muscular excessivo pode favorecer a ocorrência de lesões articulares e musculares.
Além desses riscos, esse tipo de treino também não favorece o crescimento muscular, por causa do catabolismo muscular, que você vai entender melhor neste material.
Por esses motivos, as academias mais modernas têm se destacado por oferecer treinos personalizados, mais eficientes e seguros.
A Cia Athletica, por exemplo, trabalha com uma metodologia que prioriza a qualidade do movimento em vez da quantidade excessiva de exercícios.
O plano de treino leva em consideração as necessidades e limitações individuais de cada praticante, o que favorece resultados melhores.
Esses treinos são elaborados com base na avaliação física e nos objetivos específicos de cada pessoa.
A personalização dos treinos permite que os indivíduos realizem exercícios que realmente atendam às suas metas, além de evitar sobrecargas desnecessárias e minimizar o risco de lesões.
Por que o corpo reage melhor aos treinos menores?
O organismo reage melhor aos treinos menores devido à forma como os hormônios são liberados durante a atividade física.
A partir de 45 minutos de treino, ocorre um pico de somatotrofina, conhecido como hormônio do crescimento, que atua em vários tecidos do corpo, principalmente na regeneração.
Portanto, o hormônio ajuda a promover a síntese proteica e a recuperação muscular.
Entretanto, se o treino ultrapassa 1 hora, os níveis hormonais começam a cair e o estoque de glicogênio (energia) dos músculos reduz drasticamente. Nesse momento, o corpo entra em um intenso processo de fadiga.
Quando o corpo está fatigado, ele pode começar a utilizar suas reservas de energia, incluindo as proteínas dos músculos, para sustentar a atividade.
Esse processo é chamado de catabolismo muscular, que decompõe as proteínas musculares em aminoácidos, que podem ser usados como fonte de energia. Com isso, a quebra de tecido muscular supera a síntese proteica.
O catabolismo é uma condição indesejável para quem quer ganhar massa muscular, já que ocasiona o desgaste excessivo da musculatura.
Um princípio básico da hipertrofia é considerar que a musculação pode ser excessivamente estressante para o corpo, principalmente quando a carga de treino é inadequada.
Por isso, a estruturação de uma rotina de exercícios equilibrada e o estabelecimento de períodos de descanso são essenciais para o progresso.
Por que o descanso é tão importante quanto a musculação?

O corpo humano tem um prazo aproximado de 45 minutos a 1 hora para responder aos estímulos dos exercícios. Depois, o corpo precisa descansar para regenerar a musculatura.
A falta de um descanso adequado atrapalha a recuperação dos músculos. Por isso, o recomendado é que o descanso seja de 48 horas, ou seja, um dia de intervalo entre exercícios de musculação que recrutam o mesmo músculo.
O sono também é fundamental para repor o glicogênio dentro dos músculos e aumentar a síntese proteica, já que regula a produção de hormônio e nivela os níveis no corpo.
Da mesma forma, é necessário que o praticante tenha uma dieta bem equilibrada e rica em proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, para fornecer os nutrientes necessários para a recuperação e o crescimento.
Por fim, o crescimento muscular requer tempo e um compromisso contínuo com o treinamento.
O estímulo contínuo, aliado ao aumento gradual da intensidade e da carga dos treinos, força os músculos a se adaptarem e crescerem.
Qual é a melhor forma de começar a fazer academia de musculação?
Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana.
Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.
Além disso, o plano de treino deve ser adaptado para cada aluno, considerando necessidades nutricionais e energéticas, histórico de saúde, limitações físicas, condicionamento físico, disponibilidade na rotina e objetivos.
E é exatamente assim que funcionam os treinos da Cia Athletica. Os alunos realizam diferentes avaliações físicas que fornecem essas informações aos professores da academia.
Além disso, os alunos podem participar do Programa de Resultados, que disponibiliza diferentes metas e um acompanhamento ainda mais próximo da nossa equipe.
Na Cia Athletica, você faz musculação do jeito certo.
Vem pra Cia!
Interessante.
Bacana.
Interessante a matéria!Vocês teriam sugestões de artigos científicos que tratem sobre assunto?
Sim! Recomendamos a leitura dos livros do Dr. Paulo Gentil, que trazem muitas referências bibliográficas de diversos pesquisadores, nos temas de hipertrofia e emagrecimento e podem ser encontrados neste link: https://www.amazon.com.br/Emagrecimento-Quebrando-Mitos-Mudando-Paradigmas/dp/1505710928
Qual o menor treino em tempo para produzir efeito em um praticante de musculação iniciante?
Depende muito do praticante, de suas limitações ortopédicas ou posturais, idade e condição física.
De modo geral, é possível obter bons resultados com treinos de 20 a 40 minutos de duração.
Bacana.
Treinar todos os grupos musculares 2 vezes por semana ( terça e sexta ) e fazer caminhadas aos sábados e domingos ( 50 min ) 6 km por hora, é suficiente para manter a massa muscular. Tenho 50 anos, malho desde os 30 anos mas percebi que estou perdendo a força nos aparelhos, ao invés de aumentar estou diminuindo o peso nos equipamentos e isto já está sendo suficiente para manter meu corpo nas mesmas proporções, o que acho normal em função da idade. Tenho receio de forçar e lesionar as articulações.
Interessante.
TOP! O artigo, muito bom, vou passar a seguir o site de vocês, VLW!
otimo conteudo , parabéns
excelente , adorei seu artigo. hoje em dia as pessoas querem se matar e nada de resultados
excelente , adorei seu artigo. hoje em dia as pessoas querem se matar e nada de resultados
excelente
oii curti bastante do teu post gostaria te dar os cumprimentos por ter postado esse conteúdo relevante aqui no site um abraço e muito sucesso
Faço musculação, com um mês já consegui resultados, estou amando eu simplesmente deixei de consumir doces, salgados, refrigerantes passei a degustar proteínas e carboidratos, treino duas vezes na semana dias alternados e faço tudo pra não faltar nos treinos. Excelente artigo parabéns
De fato, o melhor texto que vi sobre esse nicho até o momento. Meus parabéns! O artigo saiu ótimo. Depois visite o meu curso. Abraço!
Gostei, parabéns pelo conteúdo.
Muito bom.
Gosto de malhar,mais gosto muito de cerveja e isso me parece que é bem ruim.
Preciso melhorar minha musculação, estou vacilando. Agradeço as dicas!
Muito bom o site pessoal! Ótimo conteudo apresentado , muito obrigado!
Artigo bem interessante.gostei bastante!!
Muito interessante esse Artigo, a parte do descanso realmente faz toda a diferença, em conjunto com uma boa alimentação os resultados aparecem rapidinho!!
Gostei do seu post, muito legal teu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, visite ele mais tarde. Até logo.
Pouco embasamento teórico. Um treinamento não pode ser avaliado apenas pelo tempo de treino mas sim quanto tensão muscular que o praticante está aplicando em seu corpo e por quanto tempo. Dizer que se está catabolizando ao término de 1 hora de treino é uma tremenda besteira considerando que o aluno pode estar bem alimentado ou inclusive suplementando de forma correta antes/durante o treinamento principalmente se tratando do grande publico das academias que costuma treinar BEM abaixo do seu máximo.
Avaliem se realmente vocês querem o resultado dos seus alunos ou se querem diminuir o tempo deles dentro de suas unidades evitando superlotação.
Olá Educador,
Obrigado pelas considerações.
Todos nossos alunos passam por um profissional onde seu treino é desenvolvido para alcançar os objetivos do aluno da melhor forma possível.
Sobre a lotação, não temos este problema. Todas unidades possuem uma grande equipe de profissionais e estrutura com capacidade de atender muitos alunos e atletas profissionais.
Parabéns pelo artigo me esclareceu muitas dúvidas
Parabéns pelo artigo me esclareceu muitas dúvidas, Obrigado!
Muito boas as dicas o seu site
Adorei o artigo, me esclareceu bastante dúvidas
Obrigado por tirar duvidas bom conteúdo parabéns pelo trabalho!
Ꭼu acho é entre o tаnto importante
informaçõеs ⲣara mim. E sou feliz estudando ѕeu artigo.
Мas deve observação na alguns geral coisas , ᧐ web site estilo é perfeito , oѕ artigos é na vеrdade legal : m.
Excelente processo , ѕaúɗe