O joelho é a maior articulação do corpo humano e sustenta a maior parte do nosso peso. Por isso, é tão importante incluir no treino exercícios para fortalecer o joelho.

Se você já enfrentou dores nos joelhos, sabe o quanto é incômodo até mesmo dobrar a perna ou agachar. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e suporta a maior parte do nosso peso. Portanto, incluir exercícios para fortalecer os joelhos é de extrema importância.

Descubra os 4 exercícios essenciais para fortalecer seus joelhos e dizer adeus às dores! 

Joelho: parte fundamental do nosso corpo

Se você já enfrentou dores nos joelhos, sabe o quanto é incômodo até mesmo dobrar a perna ou agachar. O joelho é a maior articulação do nosso corpo e suporta a maior parte do nosso peso. Portanto, incluir exercícios para fortalecer os joelhos é de extrema importância.

Imagine uma vida sem dores nos joelhos, onde você pode se movimentar livremente e desfrutar das atividades do dia a dia sem desconforto? Com os exercícios certos, isso é possível!

Dessa forma, os joelhos desempenham um papel fundamental em nosso corpo, sustentando o nosso maior osso, o fêmur, e carregando todo o nosso peso. Além disso, eles são compostos por ossos, articulações, músculos, tendões e meniscos. Se você estiver acima do peso, fique atento, pois há grandes chances de desenvolver dores nessa região.

Portanto, não é apenas o peso que pode causar dores nos joelhos. Movimentos inadequados, postura desequilibrada e falta de fortalecimento dos músculos das pernas e glúteos também podem resultar em desconfortos. Afinal, a musculatura do nosso corpo está interligada.

Contudo, as dores nos joelhos podem ser causadas por diversos fatores, como sobrecarga física, calçados inadequados, desequilíbrio de postura, artrite ou artrose, lesões antigas sem tratamento e falta de fortalecimento muscular.

Além disso, a idade também desempenha um papel importante no enfraquecimento dos joelhos. Com o tempo, as cartilagens recebem menos nutrientes, prejudicando o fortalecimento da musculatura e levando ao desgaste das articulações, resultando em dor.

Algumas causas das dores nos joelhos
Sobrecarga física;
Calçados inadequados;
Desequilíbrio de postura;
Artrite ou artrose nos joelhos;
Lesões antigas sem tratamento;
Falta de fortalecimento da musculatura.

Exercícios para fortalecer o joelho: fisioterapia       

Se você sofre constantemente com dores nos joelhos, é fundamental buscar ajuda especializada de um médico ortopedista e um fisioterapeuta para obter um diagnóstico preciso da causa.

Logo, esses profissionais poderão indicar exercícios para fortalecer os joelhos e aliviar os desconfortos. Dentre as opções mais recomendadas de treinos estão o Pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e treinos funcionais.

Portanto, nestas modalidades, você vai encontrar exercícios que são ótimos para fortalecer musculatura no entorno do joelho, como ponte, agachamentos, afundo, avanço, adução de quadril, elevação e extensão de perna, flexão de perna e pé, stiff, levantamento terra, etc.

Você vai gostar desse texto:

Qual o exercício para fortalecer o joelho?  

Quando se trata de fortalecer os joelhos, você precisa conhecer as opções mais eficazes. O Pilates, a musculação, a natação e a hidroginástica são as melhores escolhas para fortalecer essa região essencial do seu corpo.

Primeiramente, antes de começar esses treinos, é crucial aquecer o corpo com alguns minutos de esteira ou bicicleta ergométrica. Não se esqueça também dos alongamentos, que são fundamentais para relaxar a região e prepará-la adequadamente.

Musculação

A musculação desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos joelhos. Os exercícios de força são essenciais para impedir a sobrecarga nas estruturas internas do joelho. 

Dessa forma, se você está lidando com desgaste de cartilagem, problemas nos meniscos, ligamentos ou tendões, a musculação é altamente recomendada. O agachamento, por exemplo, é um dos melhores exercícios para o joelho, pois trabalha não apenas os músculos dessa região, mas também fortalece o glúteo máximo e o quadril.

Nas academias da Cia Athletica, você terá acesso a estações de musculação de última geração. Nossos professores são altamente capacitados, com formação em Educação Física, e estão sempre se atualizando para oferecer a melhor experiência de treinamento.

Pilates

O Pilates é uma excelente opção para fortalecer o joelho, especialmente em casos de lesões ou pós-cirurgia, quando indicado pelo médico. Os exercícios de Pilates visam fortalecer os músculos profundos, responsáveis por sustentar os músculos maiores. 

Por fim, apesar de serem intensos, esses exercícios possuem baixo impacto, proporcionando uma melhor postura e aliviando a carga sobre os joelhos.

Natação e hidroginástica

Outra opção poderosa são as atividades realizadas na água. Esses são bons exercícios para fortalecer o joelho na academia, pois trabalham toda a musculatura da região, oferecendo um baixo impacto. Além disso, ajudam significativamente a reduzir as dores.

Leia também sobre:

Por que é importante perder peso?

O excesso de peso gera um grande estresse sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e possibilitando lesões. Em uma simples caminhada recebemos uma vez e meia o peso corporal sobre o membro inferior.

Em suma, se for uma caminhada feita com mais velocidade, maior será o tamanho dessa sobrecarga. Essa proporção são duas vezes e meia o peso do corpo na corrida. Portanto, quanto maior o peso, maior a sobrecarga no joelho.

Seja Cia Athletica

A Cia Athletica oferece os melhores exercícios físicos para fortalecer o joelho. Nossas academias são equipadas com os mais modernos equipamentos das marcas mais reconhecidas no mundo fitness, garantindo a qualidade técnica e segurança que você merece.

Não espere mais! Dê um passo em direção a uma vida com mais qualidade de vida. Visite uma de nossas unidades e experimente uma aula hoje mesmo. Prepare-se para descobrir o poder dos exercícios certos e alcançar uma saúde plena. A Cia Athletica está pronta para transformar sua vida.

Conheça a Cia mais perto de você.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome