Home EMAGRECIMENTO Aula de jump: 10 benefícios dessa aula que detona calorias

Aula de jump: 10 benefícios dessa aula que detona calorias

54639
0

Aula de jump 10 benefícios dessa aula que detona calorias

Quem gosta de exercícios aeróbicos, vai encontrar muitas razões para participar de uma aula de jump.

Neste post, entenda a razão pela qual muitas pessoas fazem aula de jump para emagrecer, para diminuir o estresse e ganhar mais condicionamento físico.

Como é aula de jump?

Em inglês, jump significa pular, isso quer dizer que uma aula de jump vai contar, principalmente, com o movimento de saltar.

Para muitos adultos, é um pouco como voltar a ser criança, porque a aula é realizada sobre um trampolim elástico onde os praticantes vão “copiar” os movimentos indicados pelo instrutor.

Além de ouvir músicas para aula de jump, quem participa da atividade vai realizar coreografias, agachamentos, polichinelos e saltos.

Segundo estudos de medicina esportiva, a aula é altamente benéfica porque saltar pode, inclusive, ser mais eficaz do que correr para fortalecimento muscular e emagrecimento. Por isso, a aula de jump é uma opção ao spinning ou mesmo à corrida.

Mesmo em uma aula de jump para iniciantes, os exercícios são bastante dinâmicos e trabalham ao mesmo tempo músculos distribuídos pelas pernas, glúteos, costas e abdominais.

Aula de jump: benefícios

Para quem ainda está em dúvida sobre o que vai ganhar ao praticar esse treinamento, saiba que os benefícios das aulas de jump são inúmeros!

Por exemplo:

  • exercitar a musculatura,
  • fortalecer os ossos,
  • reduzir o estresse
  • ganhar mais resistência.

Quer conhecer algumas vantagens de praticar jump?

1 – Aula de jump emagrece

Por ser um exercício aeróbico intenso, uma  aula de jump completa pode promover gasto calórico de até 900 calorias em 60 minutos.

Essa elevada queima calórica pode ajudar na perda de peso, especialmente se o praticante combinar com uma dieta balanceada e realizar os exercícios com regularidade.

2 – Aula de jump para perder barriga

Você sabia que os músculos da barriga também são bastante utilizados porque o praticante precisa utilizá-los o tempo todo como estabilizadores para não desequilibrar no trampolim?

Por isso,  a aula de jump para perder a barriga pode ser  uma atividade  complementar de quem busca esse objetivo.

3 – O jump combate a celulite

Os movimentos de uma aula de jump são excelentes para estimular os gânglios linfáticos, porque:

  • promovem uma drenagem natural;
  • realizam a eliminação das toxinas do corpo;
  • reduzem a retenção de líquidos.

Fazendo os exercícios corretamente, a partir da terceira aula já é possível conferir a pele mais lisa nas partes do corpo onde existe a celulite.

4 – Trabalha musculatura dos membros inferiores

Como as pernas são altamente exigidas durante os exercícios de jump, outro benefício dessa prática é o fortalecimento e tonificação dos músculos das coxas, panturrilhas, além dos glúteos.

5 – Melhoria das capacidades cardiorrespiratória e vascular

A melhoria das capacidades vascular e respiratória estão entre os principais benefícios do jump.

Esse resultado é produzido pela elevada intensidade do exercício, que aumenta a demanda de oxigênio e desafiando o sistema respiratório.

Além disso, com o passar do tempo e com a regularidade do exercício, os músculos levarão mais tempo para chegar ao ponto de fadiga.

6 – Promove baixo impacto nas articulações

A cama elástica reduz o impacto durante os saltos da aula, por isso, esse exercícios podem ser praticados por praticamente todas as pessoas, até por idosos ou quem tenha problemas ósseos.

A estimativa é que o aparelho reduza em até 80% o impacto durante os exercícios, o que reduz o risco de lesões.

Mas ainda assim, se o praticante já tiver lesões nos tornozelos, quadris e joelhos, ou  problemas de coluna, é importante buscar uma liberação médica para praticar o jump.

7 – Auxilia no equilíbrio e coordenação motora

As aulas de jump são coreografadas. O praticante fica bastante concentrado no exercício e na música, para não errar a sequência de movimentos. Como benefício extra, o praticante de jump ganha ganha a melhoria da coordenação motora e do equilíbrio do corpo.

8 – Promove relaxamento muscular

Os exercícios do jump promovem alta liberação de endorfinas,  que vão promover bem-estar e estimular o relaxamento muscular após a prática. Essa ação do organismo também vai promover a redução do estresse.

9 – Melhora a resistência muscular

Por melhorar o condicionamento físico, o jump proporciona  mais resistência e o praticante consegue realizar suas atividades com mais energia !

10 – A aula de jump é divertida

Na aula de jump, música eletrônica e outros ritmos dão o tom dos exercícios para os movimentos com coreografia.

Por isso, essa prática é bastante divertida e pode ser um grande estímulo para quem ainda não encontrou uma atividade física para chamar de sua e sair do sedentarismo.

Como montar aula de jump?

Assim como diversas modalidades físicas, aula de jump na academia é muito mais seguro porque exige também um certo cuidado durante os exercícios.

Em um ambiente próprio, o praticante ganha muito mais segurança que o trampolim estará instalado no local e distância correta para a prática, além de receber assistência para os exercícios, como manter a postura e intensidade adequadas.

Além disso, com profissionais especializados, é certo que o praticante terá um programa de exercícios que trabalha todos os músculos dentro de intervalos saudáveis.

Cuidados com a aula de jump: iniciante

  • É importante saber que cardiopatas, portadores de labirintite e gestantes devem evitar a aula de jump;
  • Não abusar. O praticante deve primeiro se familiarizar com o trampolim;
  • Fazer os exercícios dentro do seu próprio ritmo;
  • Lembrar-se de manter a hidratação;
  • Ficar atento às orientações de segurança do instrutor.

Quanto tempo dura uma aula de jump?

A aula de jump iniciante ou de turmas mais avançadas pode durar 30, 45 ou 60 minutos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome