Atividades físicas para a criança: como escolher?
De maneira geral, as crianças tendem a ser habitualmente mais ativas que os adultos e mantém adequadamente seus níveis de aptidão física.
As crianças saudáveis devem ser encorajadas a praticar uma atividade física regularmente. Entretanto, uma vez que as crianças são diferentes anatômica, fisiológica e  psicologicamente, algumas precauções especiais devem ser aplicadas no planejamento de programas de exercícios.

Atividades físicas para a criança
Atividades físicas para a criança

Segurança

A preocupação básica é a segurança. Assim como nos adultos , os exageros na prática esportiva  podem provocar lesões por superuso ou por traumas (torções, pancadas, etc).
O risco de lesões esportivas na infância e na adolescência pode ser significativamente diminuído se algumas adaptações forem observadas, em termos de:

  • nível requerido de habilidades,
  • uso de equipamentos de proteção,
  • regras apropriadas ao desempenho,
  • condicionamento físico suficiente
  • desenvolvimento de técnicas adequadas.

Ambiente fresco e hidratação constante

A termo- regulação nas crianças expostas ao calor é menos eficiente , devido a um maior limiar para o suor.
Nas crianças,  a eficiência da manutenção da temperatura corporal através das condução, radiação e convecção pode ser alterada pelo menor fluxo de sangue próximo à pele.
Desta forma , as crianças são particularmente mais vulneráveis a uma intermação que os adultos, e é imperativo que  o ambiente para a prática esportiva seja fresco e arejado, e que a hidratação seja constante. O jovem deve beber muita água antes , durante e depois da atividade física .
Qualquer atividade física praticada com critério e sob supervisão de profissionais qualificados vai trazer saúde .

Benefícios da atividade física infantil:

  • As crianças engajadas na atividade física diária mostram superioridade em termos de  motricidade, performance acadêmica e atitude perante a escola, comparadas aos seus colegas que não participam de da educação física diária (J.L. Pollatscheck , M.D., F.J. O’Hagen , M.D).
  • A atividade física é um componente crucial no desenvolvimento das virtudes pessoais permanentes, atitudes e qualidades sociais incluindo a cooperação, honestidade, auto-confiança, persistência e comprometimento”.(G.H. Sage, M.D.)
  • A atividade física é essencial na promoção do crescimento normal da função mental.(D.R. Kirkendall , M.D.)
  • As conseqüências de estar sedentário ou acima do peso afetam de maneira marcante a auto-imagem e o relacionamento social da criança inativa durante as fases mais críticas do desenvolvimento emocional.(Thomas W. Rowland , M.D)
  • Crianças mais ativas estão significativamente menos susceptíveis a fumar do que as crianças que são inativas . O exercício regular  estimula e motiva comportamentos orientados para a saúde  e bloqueia a motivação para o fumo , servindo como um meio alternativo  de obtenção de apoio  e melhoria  da auto-confiança. (L .Laakso , M.D. , M. Rimpela, M.D)
  • Crianças inativas têm um risco mais elevado para a pressão arterial alta e maiores níveis de lipoproteínas, que são indicadores significativos da disfunção cardiovascular na juventude. (Daniel  P. Williams , MS , Scott Going, Ph.D.)

Atividades físicas para a criança: como escolher?

A melhor atividade para o jovem é aquela que ele gosta de praticar.  Algumas crianças preferem atividades mais agitadas, outras preferem as mais calmas.
Dependendo da personalidade e da competitividade do seu filho, ele preferirá esportes individuais ou coletivos.
Proporcione oportunidades para a prática experimentação de modalidades diversas e naturalmente a criança desejará praticar aquela que mais lhe interessar!
No Programa Kids da Cia Athletica você encontra muitas modalidades voltadas para o desenvolvimento infantil !

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome