Colocar as crianças em uma escola de natação pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico e intelectual delas.

Colocar as crianças em uma escola de natação pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico e intelectual delas.

Veja aqui todos os motivos que você vai encontrar para garantir mais saúde, bem-estar e lazer para os pequenos e pequenas.

Por que colocar o meu filho ou filha em uma escola de natação?

Praticar atividades físicas é uma atitude que deve ser estimulada desde cedo, por isso, encontrar a melhor opção pode se tornar um desafio para os pais.

Mas existe uma alternativa que é um esporte completo, que trabalha tanto os aspectos físicos como cognitivos das crianças: a aula de natação.

Só para citar algumas vantagens de incentivar uma criança a nadar:

  1. Não tem impacto sobre as articulações;
  2. Ajuda a melhorar respiração;
  3. Proporciona equilíbrio muscular;
  4. Reforça o sistema imunológico;
  5. Melhora a postura;
  6. Melhora a capacidade aeróbica;
  7. Aperfeiçoa a circulação;
  8. Promove a flexibilidade muscular;
  9. Ajuda na recuperação de lesões;
  10. Requer elevado gasto de energia.

Com todas essas vantagens, é mais que certo que crianças que frequentam uma escola de natação infantil terão melhor desenvolvimento motor e intelectual, o que facilita no desenvolvimento da memória e da linguagem. Além disso, devido ao gasto calórico proporcionado pelo curso de natação, elas também terão mais apetite e um sono melhor.

Além disso, colocar as crianças em uma academia com natação vai proporcionar a ela mais conhecimento técnico da atividade física para se divertir de forma segura com os pais ou amigos quando estiverem em locais com diversões aquáticas.

Porém, é válido lembrar, que mesmo tendo noções de natação, as crianças pequenas não devem ficar sozinhas em piscinas, precisam do acompanhamento constante de um adulto.

A ONG Criança Segura orienta que as crianças aprendam a nadar sempre com instrutores qualificados ou em academia de natação.

Na Cia, a escola de natação faz parte do Programa Kids Cia Athletica, que oferece atividades físicas específicas para as crianças como ballet, futebol, capoeira taekwondo, circo, ginástica de solo, judô e surfe, entre outras.

Metodologia Gustavo Borges é um dos diferenciais da Cia Athletica

A metodologia para as crianças utilizada na Cia Athletica é a do medalhista olímpico Gustavo Borges.

Além disso, a escola de natação que se utiliza da metodologia Gustavo Borges prevê que os educadores sejam constantemente aperfeiçoados com cursos de capacitação e atualizações presenciais.

Na Metodologia Gustavo Borges, o objetivo é trabalhar um programa específico de aulas para cada idade, baseado no desenvolvimento de cada criança com a atividade.

O aprendizado é lúdico e os alunos são estimulados com a troca da cor das toucas nas passagens de nível da escola de natação.

Além disso, cada touca também tem um mascote diferente para garantir ainda mais diversão na hora das atividades.

Touca branca

Bebês de 6 meses a 2 anos

Nesta fase, os bebês fazem a adaptação ao meio, com exercícios para socialização, controle da respiração, mergulho, flutuador, giros e saltos, entre outras atividades. O mascote é o Flic.

Touca Amarela

Crianças de 2 a 3 anos

Com a touca amarela ainda há a ambientação ao meio líquido, também praticando atividades semelhantes à touca branca, como habilidades de sobrevivência, deslocamentos, etc. O mascote é o Golix.

Touca laranja

Crianças de 3 a 5 anos

Além de todas as atividades realizadas na aula de natação das demais toucas, também aprendem a movimentação alternada de braços e pernas, saltos e cambalhotas. O mascote é o Spaqua.

Touca vermelha

Crianças de 4 a 6 anos

Na touca vermelha ocorre a inicialização aos estilos nado crowl e costas, as pernadas do nado peito, ondulações e saltos. O mascote é o Polwerine.

Touca verde

Crianças de 6 a 8 anos

Aperfeiçoamento 1 –

Essa touca é considerada a iniciação, quando as crianças começam a treinar nado crowl e costas, pernada da borboleta, nado peito e o salto de ponta. O mascote é o Bloop.

Touca Azul

Aperfeiçoamento 2

Neste ponto, ocorre o aperfeiçoamento de técnicas dos nados costa, peito e crawl, além do aprendizado do nado borboleta.

Nesse nível também ocorre a iniciação do condicionamento aeróbico e o incentivo da capacidade de nadar metragens longas. O mascote é o Flipo.

Touca Azul Escuro

É uma fase de aprimoramento dos nados técnicos, nessa fase, as aulas são direcionadas a estímulos motivacionais, com preparação para uma equipe competitiva. O mascote é o Glover.

Agende uma aula experimental para conhecer a natação infantil da Cia!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome