Correr ajuda a melhorar a circulação, é um ótimo treino cardio e aumenta a força muscular, mas participar de um grupo de corrida pode ser melhor ainda.

Correr ajuda a melhorar a circulação sanguínea, é um excelente treino cardio e auxilia no aumento da força muscular, mas participar de um grupo de corrida pode ser melhor ainda para os seus resultados.

Correr com companhia pode render mais motivação para prosseguir com o exercício físico, ganhar mais socialização e até aumentar o seu desempenho em outras áreas. Vamos entender como entrar em um projeto grupo de corrida.

Por que participar de um grupo de corrida?

Embora a corrida seja um treinamento que sempre foi mais solitário, com o crescimento dos grupos de corrida, essa vocação do exercício mudou.

Quando o treino de corrida avançado ou para quem está começando envolve a participação em um grupo, os resultados podem ser potencializados por diversos fatores.

Em primeiro lugar, o aspecto socialização ganha muito quando o atleta está em um grupo de corrida porque envolve conhecer mais pessoas, ganhar incentivo dos colegas para competir e superar os próprios limites, além da incrível sensação de que alguém torce por você e não te deixa desanimar.

Outra vantagem no aspecto físico é ter a ajuda de um profissional que vai conduzir os treinos em grupo. Além de ensinar como correr corretamente, o instrutor pode promover brincadeiras de correr em grupo para estimular a prática de forma criativa.

Mas os benefícios de participar de grupos de corrida de rua vão muito além do instante em que a pessoa está praticando o exercício:

  • Motivação dos outros integrantes para não faltar aos treinos;
  • Aumento da autoestima;
  • Liberação maior de endorfina no organismo;
  • Condicionamento físico.

Quem participa de um grupo de corrida também consegue estender esses benefícios para outras áreas da vida, como a pessoal e profissional!

No aspecto profissional, quem corre em grupo também pode perceber que até mesmo o desempenho cognitivo melhora. Já no aspecto pessoal, o humor ganha muito com a prática regular do exercício, o que pode facilitar as relações em família, ambientes de trabalho e social.

Dicas para escolher o seu grupo

Se você quer entender como montar um projeto de grupo de corrida ou procurar algum que já exista e se encaixe nos seus moldes, a primeira dica é definir o que quer: é socializar mais? É se recuperar de lesões? É emagrecer?

Depois disso, outras dicas são bem importantes para ingressar no grupo de corrida que encaixa no seu número:

1 – Defina o que está buscando

Entenda o que você quer para buscar o grupo de corrida ideal.

Muitas vezes, quem busca treinos mais longos, tem disponibilidade apenas aos finais de semana. Já outros atletas preferem treinos mais tranquilos, nos quais as conversas são mais aceitáveis. Essa pode ser uma dica para quem busca treinos regenerativos.

Enquanto outros querem treinos intervalados intensos, com a finalidade de emagrecer, que permitem as conversas apenas nos intervalos do exercício.

2 – Pesquise as opções na sua área

Depois de definir em qual tipo de grupo quer ingressar, pesquise na sua região se existe algum modelo que se encaixe nos seus objetivos. Você quer um grupo de corrida para iniciantes (SP) ou um grupo avançado em outro local?

Cidades maiores podem ter grupos de corridas com perfis muito variados, mas isso não significa que as cidades menores não ofereçam boas opções nas quais você pode se encaixar perfeitamente.

3 – Quantas vezes na semana quer treinar?

Essa é uma questão importante. Verifique se o grupo de corrida que pesquisou tem a disponibilidade horária que você precisa ou se você está disposto a se encaixar.

Confira se um novo integrante pode ajustar os próprios treinos ou se é exigência praticar nos mesmos dias que o restante dos membros do grupo.

4 – O grupo exige avaliação?

Qual é o nível de condicionamento exigido pelo grupo de corrida? Quem é iniciante pode entrar? Os grupos que estão mais voltados para a socialização não costumam exigir nível mais avançado, porém, se a finalidade do grupo são treinos para emagrecer ou competir, o ritmo do novo integrante pode fazer diferença.

Verifique qual a disposição do grupo para o encaixe desses novos integrantes, que vão precisar superar os limites com mais calma.

Então, se você é daqueles que acham que correr na esteira é um tédio e quer mais dinâmica nesse treinamento, já tem as dicas necessárias para investir em um exercício que vai trazer muitas vantagens para o seu dia a dia.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome