Se você ainda não tentou e quer saber como começar a correr, não se preocupe, essa é uma dúvida muito comum das pessoas que não estão acostumadas a praticar exercícios físicos e você verá dicas muito importantes nesta matéria.
Afinal, começar a correr da maneira correta e de forma segura é muito importante, garantindo os melhores resultados e evitando possíveis lesões.
Leia o texto e confira as dicas para começar a investir nessa atividade física!
Como começar a correr? Existe jeito certo?
A corrida é conhecida como um dos esportes mais democráticos do mundo, ou seja, qualquer pessoa que possua um par de tênis e força de vontade pode se arriscar a praticar essa atividade que, a cada dia, conquista mais adeptos.
Além disso, correr é uma habilidade natural do corpo, no entanto, algumas técnicas podem colaborar para uma corrida mais agradável e saudável:
- Inspire e expire: ao se exercitar, muitas pessoas esquecem de respirar, mas acredite, respirar durante a corrida ajuda a melhorar o fôlego e pode te ajudar a ir mais longe;
- Mantenha-se de cabeça erguida, com o olhar sempre para frente, para não perder a concentração;
- Deixe os ombros relaxados e os braços levemente flexionados;
- Principalmente no início, é apropriado intercalar a atividade entre caminhada e corrida.
Se você está querendo dicas de como começar a correr, saiba também que um dos grandes erros de quem está começando é achar que a corrida se resume a velocidade.
O importante não é ser veloz, mas sim ir melhorando conforme os dias de treinamento. O ideal é começar com o famoso “trote”, respeitando a sua frequência cardíaca e os limites do seu corpo.
Como faço para começar a correr: outra dica é procurar seguir o tempo e não a distância percorrida!
É comum que quem está começando a correr estipule metas de distância para percorrer, como 5, 6 e até 7 km, por exemplo. Porém, se você for um iniciante, procure diminuir um pouco esse volume, já que pode ser um fator lesivo para quem não está acostumado com a atividade.
Nas primeiras tentativas, ao invés de correr pela distância, estipule um tempo, como 40 ou 50 minutos, dependendo do nível do seu condicionamento físico e vá aumentando esses intervalos de acordo com o seu desenvolvimento na corrida.
Como começar a correr: escolha roupas confortáveis!
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a roupa que se escolhe para correr possui total influência na performance do praticante, ainda mais para quem está começando.
Por isso, além de optar por um tênis confortável e com especificações para a atividade, se vista com roupas leves, soltas e que permitam que você transpire e se movimente normalmente.
Muito da corrida é o conforto, portanto, sem ele, é muito difícil praticar o exercício!
Escolha um bom lugar
Se você quer saber como começar a correr, entenda que a escolha do lugar também faz toda a diferença e pode até te estimular a praticar mais!
O ideal é optar por locais arejados, que não tenham tanta incidência de sol e sejam planos, ou seja, sem descidas e subidas, e de preferência, com poucos buracos. Esses fatores aumentam o nível de dificuldade, e para iniciantes, não é nenhum pouco interessante.
Uma outra dica relevante, é correr na esteira! Esse aparelho pode ser um grande aliado, principalmente de quem está começando, já que o praticante não vai encontrar obstáculos diferentes no meio do percurso.
Além disso, a academia é um ambiente controlado e climatizado, o que facilita a prática de exercícios aeróbicos.
Como começar a correr na esteira?
Gostou da ideia de começar a correr na esteira? Então, vamos te dar algumas orientações para um melhor desempenho:
- Comece caminhando por pelo menos uns 10 minutos, e depois, aumente a velocidade, mas sem exagerar;
- Se atente à postura, isso é válido tanto para corridas na esteira e quanto ao ar livre;
- Dê passadas curtas, no início elas são mais eficazes que as longas. Lembre-se, o objetivo inicial é ganhar condicionamento físico, para depois encarar maratonas mais longas;
- Tente encaixar na rotina, treinos de força que ajude a fortalecer a musculatura, como musculação ou ginástica localizada. Músculos mais firmes e resistentes contribuem para a melhora do desempenho na corrida e nas demais atividades do dia a dia.
Leia também:
Exercício para fortalecer joelho
Prepare uma playlist animada
Os obstáculos na mente são muitos para quem está começando a se exercitar, é preciso trabalhar e incentivar o cérebro. E que tal começar com uma boa música?
Elas são capazes de mexer com os sentimentos e o humor do ser humano! Existem muitos estudos científicos que mostram o quanto a música reduz o esforço físico e estimula o desempenho durante a prática de exercícios.
Portanto, prepare a sua playlist e ouça as músicas que você mais gosta, isso com certeza vai te ajudar a aumentar o ânimo e a não desistir no primeiro empecilho.
Tenha determinação e força de vontade!
Se você quer saber como começar a correr do zero, tenha isso em mente: faltar ao treino deve ser considerado um crime, já que a consistência no início é algo fundamental para que seu corpo evolua sem riscos de se lesionar nas próximas tentativas.
Tenha determinação e força de vontade, não faltando ao treino por 3 semanas, que é o tempo necessário para que o organismo se adapte aos estímulos e desenvolva resistência à atividade, evitando incômodos e desconfortos.
Ter suporte profissional para começar a correr também é muito importante!
Procurar pela ajuda de um especialista é muito importante para quem é sedentário e quer começar a correr, já que essa, assim como dito anteriormente, não é uma prática destinada apenas para quem quer ser corredor profissional, mas também para quem pretender ter a atividade como uma alternativa para melhorar a saúde e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Por isso, antes de começar a correr, agende com um professor de Educação física que conheça o assunto, estabeleça seus objetivos em conjunto com ele, consulte uma nutricionista, que montará uma dieta balanceada e se possível vá ao médico de confiança, ou até contrate um personal trainer, esses profissionais ajudarão você a superar seus limites e obter os melhores resultados para a prática da atividade.
Como começar a correr: por fim, fique atento à sua alimentação e hidratação!
Falando sobre isso, é importante saber que a alimentação e a hidratação é um aspecto muito importante para quem quer saber como começar a correr. Comer alimentos saudáveis e que proporcionem energia ao corpo, além de também se hidratar corretamente, são duas coisas importantes para não ter problemas durante a atividade!
O que você está esperando? Siga as nossas dicas e comece a correr agora mesmo!
Quer saber como começar a correr? Venha para a Cia Athletica!
Você pode começar a correr na rua ou na esteira! Mas, iniciar a atividade em uma academia, com acompanhamento profissional adequado, além de ser um estímulo a mais, é benéfico para a execução de movimentos corretos e resultados mais efetivos.
Além disso, os profissionais de Educação Física podem preparar treinos personalizados, de modo que atenda às suas características, necessidades e objetivos.
Na Companhia Athletica você vai encontrar conforto e comodidade, temos em um só lugar mais de 20 modalidades, entre atividades de força e aeróbicas. Seja qual for o seu objetivo, nós te ajudamos a chegar lá.
Encontre a Cia Athletica mais próxima de você e venha viver uma experiência!