Home ESPORTES Dor no joelho: treinos que ajudam a fortalecer a musculatura

Dor no joelho: treinos que ajudam a fortalecer a musculatura

8391
0

A dor no joelho é mais comum do que pensamos, porém, o que também é bastante comum é as pessoas deixarem de treinar devido ao problema. Essa, com certeza não é a melhor solução para resolver o problema.

Entenda o que causa dor do joelho e como os exercícios podem ajudar a diminuir o desconforto.

Confira também: Definição muscular

Dor no joelho: o que pode ser?

A dor nos joelhos pode ser causa por lesões diversas nas cartilagens, tendões, ligamentos, disfunção muscular ou nos ossos. Assim, é comum uma pessoa sentir dor no joelho ao dobrar a perna ou até mesmo dor no joelho ao agachar.

Isso acontece porque o joelho é uma região bastante complexa, formada por ossos, articulações, músculos, tendões e meniscos. Além disso, essa parte apoia o maior osso que as pessoas têm, o fêmur, e suporta também o peso do corpo. Quando a pessoa está acima do peso, há chances de desenvolver dores na região.

Mas as dores também podem ser fruto de movimentos inadequados, impactos ou até mesmo fruto de outra musculatura enfraquecida, como os glúteos.

Quando a pessoa tem a musculatura do bumbum fraca pode sentir uma dor atrás dos joelhos, e isso revela a importância do fortalecimento das musculaturas de todas as partes do corpo, que são interligadas entre si.

Para se ter uma ideia, os músculos que estabilizam os joelhos estão nos quadris, quando essa região está com músculos fracos também não permite que os joelhos fiquem alinhados.

Veja então algumas causas das dores nos joelhos:

  • Sobrecarga física em exercícios de alto impacto;
  • Calçados inadequados, como os saltos altos, como tênis sem absorção;
  • Desequilíbrio da postura;
  • Lesões antigas que não foram bem tratadas;

No entanto, a idade também pode ser outra causa do problema, porque as cartilagens do joelho passam a não receber tantos nutrientes e isso também prejudica o fortalecimento da musculatura. Com o tempo, há o desgaste dessas articulações, o que vai provocar a dor.

Outra causa é a artrite ou artrose nos joelhos, que exige um acompanhamento médico para tratamento contínuo.

Como melhorar dor no joelho?

Embora seja possível desenvolver dor no joelho ao andar e fazer outras atividades físicas como correr, andar de bicicleta ou até práticas mais radicais, como esquiar ou escalar, parar os exercícios não é o mais indicado.

O melhor mesmo é buscar uma ajuda especializada para identificar a dor. Com isso, será possível diagnosticar a causa, impedir novas lesões em articulações ou até saber se o problema é fruto de uma disfunção muscular ou articular. Assim, além de entender como aliviar a dor no joelho provocada por alguma síndrome ou lesão, o atleta também poderá ingerir algum remédio para dor no joelho.

Além disso, até mesmo quando alguém tem uma lesão no joelho, os exercícios de baixo impacto também poderão ajudar muito a aliviar os desconfortos.

O que é bom para dor no joelho?

Os treinos que ajudam a reduzir as dores nessa região do corpo são o pilates, musculação, alongamentos, natação, hidroginástica e os treinos funcionais.

Mas antes de realizar qualquer um dos treinos, é preciso lembrar que os joelhos também precisam se aquecidos antes de entrar em ação. Para isso, alguns minutos na esteira ou bicicleta ergométrica vão ajudar.

Musculação

Para dor na lateral do joelho, dor no joelho ao correr ou dor no joelho ao dobrar e esticar a perna, os exercícios que fazem parte desses treinamentos vão ajudar na promoção do fortalecimento da musculatura e vão impedir a sobrecarga nas estruturas internas do joelho.

Se os joelhos estiverem afetados por desgaste de cartilagem, meniscos e lesões nos ligamentos ou tendões, o ideal é realizar exercícios que fortaleçam tanto os músculos do joelho, como do glúteo máximo e quadril. Um dos bons exercícios para o joelho é o agachamento, que trabalha todas essas áreas.

Pilates e alongamentos

O pilates vai promover o fortalecimento dos músculos profundos, que fazem a sustentação de músculos maiores. Na prática, são exercícios intensos, mas, de baixo impacto.

Os alongamentos também vão relaxar a musculatura e reduzir o estresse na região.

Além disso, como o pilates também serve para uma postura mais correta também vai favorecer no alívio de dor forte no joelho.

Alguns exercícios de pilates para ajudar a aliviar as dores:

Agachamento no Cadillac

Para realizar o exercício é preciso colocar-se na frente da barra e segurar o elástico preso no aparelho, fazer o agachamento e ficar em um ângulo de 90o. Repetir devagar por várias vezes.

Bridge

Para fazer esse exercício para dor no joelho é preciso deitar com os braços apoiados no chão junto ao corpo e com as pernas dobradas. Então, levante o quadril e erga uma de suas pernas, de modo que o membro fique bem reto por 10 segundos. Repita com a outra perna e faça 3 séries.

Elephant

Esse exercício alonga quadril e joelhos. No Reformer, o praticante precisa colocar-se de pé e de frente para a barra de pés e apoiar os calcanhares nas ombreiras do aparelho. Então, é preciso posicionar as mãos nas barras de pés e flexionar o corpo para frente sem tirar os calcanhares do lugar.

Natação e hidroginástica

Esses exercícios ajudam muito na redução das dores do joelho porque trabalham a musculatura da região com baixo impacto. Porém, é preciso ficar mais alerta na realização dos exercícios que exigem muita força e flexões.

Treinamento funcional

O treinamento funcional também ajuda na redução das dores dos joelhos porque também fortalece musculaturas que terão relação direta com a dor.

Além disso, os exercícios são inspirados nos movimentos naturais do próprio corpo e se forem realizados com cuidado poderão ser ótimos aliados para aliviar o problema.

É possível começar o treinamento com aquecimento com corrida no mesmo lugar, polichinelos e alongamentos.

Depois os atletas podem realizar saltos curtos e exercícios unilaterais, além de práticas para fortalecimento dos glúteos máximos e quadris.

Conclusão

Então, se você tem dor no joelho direito ou dor no joelho esquerdo busque uma opinião médica para saber a causa exata. Depois disso, não desista dos exercícios adequados, essas práticas supervisionadas vão ajudar muito a melhorar o seu problema e nunca se esqueça de usar o calçado adequado, tanto para o dia a dia como para os treinamentos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome