Realizar atividades físicas é fundamental e benéfico tanto para saúde física como mental.

Diversos fatores, como a escolha do equipamento correto, podeM contribuir para um melhor desempenho ou até mesmo para aumentar os riscos de lesões. Um dos principais acessórios para a prática de qualquer exercício, e que muitos não dão a devida atenção, é o tênis. Esse item pode fazer toda a diferença durante as atividades esportivas, principalmente na corrida. Entretanto, cada atleta possui características únicas, como o tipo de pisada e o formato do pé, além de objetivos diferentes. Todos esses aspectos precisam ser levados em consideração na hora de comprar o calçado ideal.
Mas antes de adquirir um novo produto, é necessário se certificar de que ele seja exatamente o que você precisa para evitar lesões e ter o melhor desempenho esportivo. Para compreender a importância da utilização do equipamento correto para a corrida, conversamos com João Noya, professor de ginástica e líder de corrida. Ele nos ajudou a listar as diferentes pisadas e formatos dos pés. Assim será possível escolher o equipamento ideal para que você possa praticar esse nobre exercício com a preocupação apenas de se superar.

Qual é o formato do seu pé?

  • Chato: Pé com arco baixo, tende a deixar quase todo seu formato em uma pegada. Com grande grau de pronação, apresenta maior risco de lesões.
  • Normal: Com arco normal, sua pegada mostra uma faixa larga unindo calcanhar e a parte frontal do pé. Pronação leve e maior facilidade de absorver impacto.
  • Arco Elevado: Pés com arco elevado apresentam faixa estreita entre o calcanhar e a parte frontal, fazendo com que haja pouco espaço para absorção de impacto, uma vez que a pronação é praticamente inexistente.
  • Pronada: Ocorre quando pisa-se “para dentro”, forçando a parte do dedão para ganhar impulso. A pisada pronada afeta os joelhos, quadril e o tornozelo. Ao utilizar o equipamento inadequado para este tipo de pisada, a corrida fica ineficiente, provocando um esforço maior e aumentando também o risco de lesões.
  • Neutra: Pisada normal, em linha reta, desde o toque do calcanhar no solo até o levantamento da parte frontal. Esta pisada é equilibrada em relação a pronação e supinação. É a pisada mais eficiente, biomecanicamente, e possui risco menor de lesão.
  • Supinada: Esta pisada ocorre quando o corredor “pisa para fora”, utilizando somente a parte externa do pé, e impulsionando a corrida com dedinho. A pisada supinada provoca a concentração do peso do corredor nos dedos de fora, e pode causar lesões nos joelhos, costas e nos próprios pés.

Como é a sua pisada?

Tipos de tênis para cada objetivo

Após descobrir seu tipo de pisada e identificar o formato de seu pé, chegou o momento de escolher seu novo calçado. Porém, o modelo e a tecnologia podem variar de acordo com seus objetivos.

  • Com amortecimento: esse tipo de tênis é ideal para quem pratica provas ou corridas longas, uma vez que é feito para absorver e minimizar impactos.
  • Competição ou performance: desenvolvido para melhorar o desempenho e corridas de ritmo rápido, esse calçado é mais leve que os demais. Porém, nem todos os modelos têm a mesma estabilidade.
  • Estabilidade: os tênis de estabilidade proporcionam mais firmeza e permitem um maior controle de movimentos do corredor. Indicado para treinos longos e para pessoas de porte médio ou grande, esse modelo também auxilia na correção da passada, evitando lesões.
  • Minimalistas: tendência nos últimos tempos, os tênis minimalistas não possuem amortecimento e têm sola fina, rente ao chão, fazendo com que a corrida pareça o mais natural possível, como se estivesse descalço.
  • Trilha: acessório desenvolvido especificamente para trilhas ou corridas em terrenos irregulares, com terra, lama, pedras e buracos. Esses tênis são mais duráveis, estáveis, flexíveis e possuem maior tração.

Onde comprar?

Certamente o local mais indicado para adquirir um tênis específico para seu tipo de corrida é uma loja especializada desse segmento, onde é possível experimentar vários modelos e ainda pedir a opinião de um vendedor experiente. Além disso, é possível caminhar por alguns minutos ou até mesmo correr para testar o calçado e escolher o modelo mais compatível possível, e que não cause nenhum incômodo. Algumas lojas possuem esteiras ou pequenas pistas de corrida. Entretanto, pesquise bastante antes de comprar um novo tênis. Comprar pela internet pode ser a melhor opção, mas lembre-se de experimentar o modelo escolhido em uma loja física para não correr o risco de não servir por ter uma numeração maior ou menor que a padrão.

Vida útil

Tênis de corrida têm prazo de validade. Eles podem durar de 350 a 800 km, dependendo de sua utilização. Porém, é preciso ter atenção aos sinais de desgaste do calçado, uma vez que com o passar do tempo a absorção do impacto, os amortecedores, a estabilidade e outras características podem ficar comprometidas, aumentando os riscos de lesões.   Gostou de nossas dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe seu comentário e conte suas experiências!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome