Se você é praticante de esportes coletivos como Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Rúgbi, quer ficar veloz, potente e ágil e seu treinamento físico é apenas na esteira e na sala de musculação, talvez esteja priorizando seu treinamento físico de forma inadequada.

O que deve ser feito para aqueles que são praticantes amadores dos esportes coletivos é, alem de praticar a modalidade, treinar as qualidades físicas do seu esporte, como potência, agilidade e velocidade, capacidades que são de extrema importância para o seu jogo.
Elas devem ser realizadas de duas a três vezes por semana, de 25 a 30 minutos. Vamos primeiro lembrá-lo por que fazer tais tipos de exercícios. Você, praticante do seu esporte, deve simular as situações de jogo, as mesmas encontradas nas partidas (ex: corridas rápidas, giros, saltos, quedas e deslocamentos, tudo em velocidade máxima.
A esteira dá a você pouco recurso para desenvolver essas habilidades, e a musculação realiza apenas o fortalecimento localizado. Você pode continuar a correr normalmente, basta seguir as dicas nos treinos específicos. Faça sua corrida moderada na segunda parte do treino, após realizar os exercícios de potência, agilidade e velocidade, pois o treino de potência é muito desgastante.
Outra opção é intercalar o treino de potência com a corrida na esteira, fazendo um a cada dia. Já a musculação deve estar organizada com o treino de potência e dividida em três fases de treino. A musculação é importante para você ganhar força muscular, porque sem força, não existe potência, velocidade ou agilidade.
Ninguém pode ser rápido, ágil, ter pés ligeiros, sem antes ser forte. O que quero que entenda é que todos os tipos de treino são bem-vindos, mas ele deve ser direcionado para suas necessidades.
Se você almeja ter um desempenho melhor no seu esporte, direcione-o para isso. Se você quer emagrecer, direcione seu treino para isso! Realize movimentos focados. No próximo post darei excelentes exemplos de organização de treino para o esporte. Não perca!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome