10  bons motivos para exercitar-se na piscina!

1. Natação emagrece.

Natação é um excelente programa de condicionamento físico!
Se você é do tempo em que se dizia que “a natação é um esporte completo”, está na hora de reciclar suas idéias. Além de treinar para competir ou para praticar um esporte, você pode treinar natação apenas para emagrecer, para melhorar seu condicionamento físico, ou simplesmente relaxar.
Se você sabe nadar e não tem interesse em atividades competitivas, experimente o prazer de  utilizar os quatro estilos para estar bem fisicamente !
O programa de Natação Flex Time da Cia Athletica oferece treinos específicos para os seus objetivos, sem dias e horários marcados, em um sistema operacional semelhante ao da musculação. E você pode nadar pelo tempo que quiser !

2.Condicionamento físico aquático

A Hidroginástica é um programa de exercícios aquáticos totalmente diferente da hidroterapia.
Enquanto a hidroterapia visa a reabilitação de lesões e disfunções articulares ou musculares, a hidroginástica é uma atividade planejada para  grupos de pessoas que têm boa saúde e nenhuma restrição de locomoção.
Os principais resultados da hidroginástica são:

  • condicionamento físico,
  • fortalecimento e resistência muscular,
  • melhoria da postura,
  • melhorias em todo o sistema cardiovascular,
  • emagrecimento,
  • alívio do stress e da depressão
  • aumento da flexibilidade.
Exercícios na piscina : 10 bons motivos para praticar!
Exercícios na piscina : 10 bons motivos para praticar!

3. Intensidade moderada ou elevada

Na água os movimentos corporais sofrem resistência ao avanço, que dificulta os movimentos e torna o exercício um pouco mais lento , porém não menos intenso.

A sensação de esforço é menor mesmo, pois na água dissipa-se calor com maior facilidade, e não se percebe a sudorese. A intensidade pode ser a mesma de uma corrida ou bicicleta.
As articulações ficam especialmente protegidas, pois não haverão movimentos balísticos ou descontrolados em grande velocidade.

4. Menor impacto articular

Devido ao empuxo , na água as articulações sofrem menos impacto com o solo. Este é um fator importantíssimo para pessoas em condições posturais especiais , para as gestantes , para obesos e pessoas com osteoporose.

5. Melhoria da circulação

Dentro da água, a pressão hidrostática sobre os membros inferiores facilita o retorno venoso. A circulação  melhora e há diminuição do edema (inchaço), situação particularmente favorável a gestantes e portadores de varizes.

6. Diversão e variedade!

As atividades aquáticas são divertidas, intensas e variadas.
Na hidroginástica, as aulas acontecem ao som de música bastante motivante  e não é necessário saber nadar para participar delas, pois os alunos devem estar em uma profundidade onde a linha da água esteja numa altura entre o tórax e os ombros.

7. Maximização dos resultados

Na piscina você também encontra equipamentos de fitness para maximizar os resultados do seu treinamento.
As academias utilizam materiais específicos, como:

  • bicicletas de spinning aquático,
  • mini trampolins,
  • halteres de plástico ou polietileno,
  • steps aquáticos,
  • cinturões de flutuação e aquatubos, que tornam as aulas mais intensas e desafiadoras.

8. Recuperação pós treino

Você pode fazer exercícios na piscina como forma de recuperação ativa ou como substituição de parte das atividades de preparação física do seu esporte predileto.
A aplicabilidade da hidroginástica aos esportes tem ganho cada vez mais espaço. Vários estudos publicados  mostram melhor desempenho e performance esportiva em esportes como futebol, corrida e atletismo.

9. Novas experiências

Experimente coisas novas. Que tal o surf ?
Surfar é muito mais fácil e divertido do que as pessoas imaginam. As academias oferecem aulas e clínicas de surf, com instrução na piscina e no mar, para crianças e adultos. O surf desenvolve condicionamento cardiovascular, força e equilíbrio. Fortalece braços, ombros, pernas e glúteos.

10. Ambiente com temperatura controlada

Aqueça-se no inverno e refresque-se no verão !
A piscina aquecida permite manter a temperatura da água constantemente agradável ! A sensação térmica  ( aquecer ou refrescar) varia de acordo com a época do ano,  porém é sempre deliciosa e estimulante !
Conheça nossas modalidades da piscina:

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome