Uma boa definição muscular é o grande objetivo da maioria das pessoas que desejam ter um corpo mais bonito. No entanto, a grande problemática é que conseguir uma definição do músculo não é rápido e nem fácil.
Leia e saiba como conquistar uma definição muscular de respeito!
O que é definição muscular?
A definição muscular é um dos melhores remédios para melhorar o seu visual e elevar a sua autoestima. Quem começa a frequentar uma academia, frequentemente relata esse desejo. A boa notícia é que com foco, esforço e dedicação, qualquer pessoa pode conseguir.
O treino para definição muscular consiste na prática de atividades com foco no emagrecimento e no crescimento muscular. O objetivo é a tonificação do corpo, ou seja, o aumento da definição dos músculos sem a adição de volume excessivo.
Essa modalidade de treino exige um número específico de repetições, o ajuste ideal do peso e o controle do tempo de intervalo. Pode-se adotar metodologias diferentes para o treino de definição muscular, como o treinamento em circuito (exercícios que ativam diversos grupos musculares alternadamente) ou descanso ativo (corrida ou pedal leve nos intervalos entre os exercícios).
Os treinos devem ocorrer de 2 a 5 vezes na semana.
Dieta para definição muscular e perda de gordura
Para que você consiga queimar gordura e conseguir músculos desenhados, você precisa, além de fazer exercícios, ter uma dieta definição muscular equilibrada.
Apostar em proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas, combinadas com carboidratos integrais é uma regra genérica.
Não se pode esquecer de acrescentar frutas, legumes e verduras à dieta. Estes itens são muito conhecidos e utilizados em alimentações controladas por propriedades antioxidantes naturais, que ajudam no combate ao colesterol ruim, e são perfeitas fontes de vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de líquidos, são ricos em fibras e ajudam a saciar a fome.
Não se esqueça de evitar os maiores vilões do corpo sarado:
- Refrigerantes, que são bombas de açúcar;
- Frituras, que elevam o nível do colesterol e são fonte de gordura ruim;
- Alimentos congelados, ricos em sódio e conservantes;
- Carboidratos como pães e massa branca, ricos em açúcar e sal, que elevam o nível de glicose e aumentam a sua fome;
- Bebidas alcoólicas, que atrapalham a sintetização das gorduras, açúcares e proteínas porque dificultam a absorção de vitaminas e minerais.
Contudo, antes de você sair por aí criando dietas, vale a pena procurar pela a ajuda de um nutricionista para garantir que o seu cardápio contenha todos os nutrientes que precisa!
Exercícios para definição muscular
O treino para definição muscular e queima de gordura ajuda o corpo a utilizar ácidos graxos como fonte de energia, isto é, ajudar a queimar a gordura.
Para aumentos o tônus muscular, você precisa focar no desenvolvimento dos músculos. Isso quer dizer que você deve praticar exercícios de séries e repetições para definição muscular, como o CrossCia ou musculação para definição, por exemplo.
Você deve se lembrar que sua energia será menor quanto mais longo for o treino que você realizar, por isso, existem dois tipos de treino: aquele de alta intensidade em um curto período e o de baixa intensidade em longo período.
Se você quer focar em emagrecimento, por exemplo, o bom e velho treinamento cardiovascular é o mais indicado, mas a musculação é grande aliada nesse processo. A dica é apostar no treino aeróbico após a musculação. Durante o levantamento de peso, o estoque de glicogênio é esgotado, fazendo com que nos exercícios aeróbicos, onde se utiliza a gordura como energia, sendo assim mais fácil de ser queimada.
Você sempre deve se lembrar de descansar os músculos entre um treino e outro, mantendo uma rotina única substituindo musculação pelo aeróbico e vice-versa. Para emagrecer e também conseguir tonificar a musculatura, ambas as atividades são importantes.
O ideal é contratar um personal trainer para controlar de forma equilibrada a sua rotina de treinos e evitar que ocorram lesões durante o processo.