Home EMAGRECIMENTO Hidroginástica emagrece? Descubra a verdade

Hidroginástica emagrece? Descubra a verdade

16076
0

Hidroginástica emagrece? Descubra a verdade

Precisa perder peso e quer saber se hidroginástica emagrece? Essa é uma pergunta recorrente nas academias. Fazer hidroginástica consome uma quantidade de calorias no mínimo semelhante a uma caminhada, um passeio de bicicleta ou uma sessão de dança de salão

Mas, é bom lembrar que para perder peso, em qualquer situação, é preciso que o gasto calórico diário seja maior do que a quantidade ingerida pela alimentação. Isso quer dizer que a hidroginástica é uma boa opção de exercício para emagrecimento, desde que seja acompanhada de uma dieta adequada.

A hidroginástica emagrece realmente?

Fazer exercícios físicos dentro de uma piscina aquecida parece algo tentador, não é mesmo? Mas, será que a aula de hidroginástica para emagrecer é uma boa opção?

Pois bem, a hidroginástica oferece muitos benefícios para pessoas obesas ou com sobrepeso. E uma vantagem da hidroginástica é que o empuxo proporcionado dentro da água minimiza o estresse e o impacto nas articulações durante a movimentação das extremidades superiores e inferiores.

Adultos acima do peso podem ter limitações funcionais que resultam em dificuldades para fazer atividades tradicionais com pesos. Nesses casos, a hidroginástica é a atividade ideal, pois emagrece e oferece as qualidades terapêuticas da água, que incluem a melhoria da circulação do sangue e do retorno venoso, diminuindo edemas e inchaço das pernas e pés.

Para quem quer perder peso mais rápido, a hidroginástica pode ainda ser associada a outra atividade física mais intensa.

De que forma a hidroginástica pode ajudar a emagrecer?

Hidroginástica pode emagrecer, mas o resultado vai depender muito da forma como a atividade é desempenhada.

Quantas calorias vou gastar numa aula de hidroginástica? Isso depende da intensidade dos exercícios e do seu peso corporal. De maneira geral, a hidroginástica pode queimar em média 300 a 500 calorias.

Só para comparar

Correr por uma hora na esteira equivale a perder 500 kcal (quase o equivalente à hidroginástica).

Fazer musculação queima menos: cerca de 300 kcal em uma hora de atividade.

Os exercícios de alta intensidade (como o spinning ou o HIIT) terão gastos calóricos maiores, em torno de 800 kcal por hora.

Pular corda emagrece e em apenas 30 minutos é possível perder até 300 calorias.

Enfim, o emagrecimento acontece quando a pessoa queima ou ingere menos de 500 calorias, pelo menos, do que gasta no dia.

Também é bom ressaltar que a aula de hidroginástica emagrece e tem resultados bastante satisfatórios quando tem uma intensidade mais elevada.

Quais os benefícios da hidroginástica?

São muitos os benefícios da hidroginástica para emagrecer, principalmente com a prática regular e bem orientada. A hidroginástica:

  • melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório;
  • melhora a circulação do sangue, a resistência e a força muscular;
  • fortalece os músculos de todo o corpo, sem causar impacto nas articulações;
  • promove interação e diversão.

Cuidados na hidroginástica

Antes de começar a aproveitar todos os benefícios da hidroginástica, é importante observar:

  • Quanto menor o nível da água maior será o impacto na atividade.
  • Inicie a atividade devagar e aumente gradativamente a intensidade.
  • Para perder mais peso, procure fazer as aulas no mínimo duas vezes na semana e aumente com o tempo para quatro vezes ou complemente a atividade com outras modalidades.
  • Nunca a bloqueie ou prenda a respiração durante o exercício, respire normalmente.

Viu como hidroginástica emagrece? Não perca mais tempo, venha conhecer nossas aulas de hidroginástica!

Hidroginástica na Companhia Athletica

Na Companhia Athletica você encontra os melhores profissionais e a melhor estrutura para as suas aulas de hidroginástica. As piscinas são aquecidas, construídas na profundidade ideal para a modalidade e totalmente equipadas.

As unidades Anália Franco, MorumbiShopping, Brooklin, Granja Vianna, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Studio5 (Manaus) oferecem aulas em diversos horários, confira a grade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome