Home ESPORTES Corrida Triathlon: distâncias, treinos e equipamentos para participar

Triathlon: distâncias, treinos e equipamentos para participar

1971
0

O triathlon é o esporte para quem gosta de muito dinamismo e alto desempenho.

Embora a modalidade possa ser praticada por iniciantes, com percursos adequados para o nível, vai exigir muita dedicação e disciplina do atleta.

Veja neste post como iniciar no triathlon indoor.

O que é triatlon?

O triathlon é um esporte multidisciplinar que envolve a natação, ciclismo e corrida que sempre foi realizada ao ar livre. Porém, a modalidade indoor cresceu muito e tem sido uma prática muito procurada nas academias.

Apesar de não ser considerado um esporte radical, ele exige muito da capacidade cardiovascular dos praticantes, o que pode levar ao alto rendimento físico. Os exercícios funcionais que envolvem, como a corrida, trazem imensos benefícios à saúde, como mais força e resistência.

Porém, a modalidade indoor possibilita que os atletas iniciantes também invistam na prática, com treinos que podem ser realizados nas piscinas e nos demais equipamentos das academias.

Normalmente, as competições tradicionais cobrem distâncias fixas com as três modalidades (natação, ciclismo e corrida), mas na academia os praticantes podem ser desafiados a atingir o máximo desempenho de distância em uma quantidade fixa de tempo.

As distâncias da modalidade indoor são muito diferentes das provas oficiais de Ironman Triathlon, por exemplo, na qual os atletas enfrentam 3,8 quilômetros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42km de corrida.

Como começar no triathlon?

Na academia, o triathlon deve ser acompanhado por um profissional, que vai realizar um planejamento para começar. Também será necessária uma avaliação física do atleta. Esse treino, também poderá aguçar a veia de muitos praticantes para as competições.

Na academia, é possível fazer o preparo para uma prova de triathlon tradicional.

Para quem quer começar e já tem um certo condicionamento, o mais indicado são as distâncias do short Triathlon, que tem 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

Há treinos menores para realizar uma prova de triathlon mais curta também, com 500 metros de natação, 10 quilômetros de ciclismo e 2,5 quilômetros de corrida.

Normalmente, na academia, o início é na piscina, onde o atleta pode praticar aquecimento com vários estilos, nado mais técnico e nado livre.

Mas como a modalidade envolve outras duas atividades físicas, é preciso um planejamento para envolver também o ciclismo e corrida de acordo com os objetivos, idade e tempos de treino do atleta.

Em cada uma delas, é preciso um foco próprio, por exemplo, na corrida, como correr corretamente é fundamental para atingir bons resultados.

Diferenças do treino indoor

É importante lembrar que, se o atleta estiver desenvolvendo a modalidade indoor para investir em provas de triathlon, o treino na academia tem algumas diferenças do treino ao ar livre.

  •     Para os treinos de natação, a piscina é límpida e não tem correnteza. Nas provas oficiais, o atleta não tem visão do fundo da água, não consegue ficar em pé e precisa de grande força para enfrentar arrebentações.
  •     No ciclismo, não sofre influência do clima, não vivencia situações como o vento a favor ou contra, o risco de acidentes e pode ter que pedalar mais do que se estivesse ao ar livre correndo em uma bicicleta triathlon.
  •     No quesito corrida, a esteira permite superfície sempre plana e ritmo mais constante do que seria possível na rua, com superfícies irregulares. Mas o atleta também acaba tracionando menos, com menos adaptações neuromusculares e fisiológicas.

Equipamentos necessários para o esporte

Mesmo ao praticar o triathlon na academia, a modalidade exige o investimento em alguns itens essenciais para obter melhores resultados. Um deles é um relógio para triathlon, com cronômetros, para medir os tempos e calcular desempenho.

Vamos aos outros acessórios importantes:

Para natação

  • Óculos
  • Sunga ou maiô

Para o ciclismo

  • Bike triathlon (no caso do treino indoor, é a bicicleta da academia)
  • Capacete
  • Sapatilha triathlon (calçado especial para garantir eficiência mecânica na bike de triathlon)
  • Bermuda triathlon 

Corrida

  • Tênis triathlon
  • Relógio triathlon

Se o praticante quiser se envolver nas competições, vai ter que pensar em outros itens necessários para a prática ao ar livre, como a bicicleta de triathlon, óculos de sol para o ciclismo, bermuda, luva e camiseta para ciclismo, garrafas para água, boné ou viseira para corrida.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome