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Pasta de amendoim: mocinha ou vilã do seu plano nutricional?

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A pasta de amendoim é um alimento que está presente no cardápio da maioria das musas fitness. Mas será que esse ingrediente realmente faz bem para quem quer manter a boa forma?

Veja nesse post tudo sobre pasta de amendoim, os benefícios e outras curiosidades interessantes. E no final do post, você ainda vai encontrar uma dica bem legal para fazer pasta de amendoim fit caseira.

Para que serve pasta de amendoim?

Esse produto é criado a partir do amendoim e sempre aparece entre as receitas fitness

Antes de virar uma febre fit por aqui, era muito comum assistir personagens de filmes americanos consumindo o alimento das formas mais variadas, especialmente, nos famosos sanduíches de geleia e pasta de amendoim.

Mas, será que a pasta de amendoim é saudável?

Por ser um alimento gorduroso e calórico, muitas pessoas acreditam que ele engorda e que faz mal à saúde. Mas isso não é verdade.

O grão do amendoim contém de 25% a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8% a 12% de carboidrato, 3% de fibra, entre 45% e 50% de gorduras insaturadas (boas) e 2,5% de minerais. 

Entre os nutrientes e minerais estão o magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina E, fibras, folato, zinco, fósforo, cobre, potássio, selênio e cálcio. Além das gorduras saudáveis, como ômega 3, 6 e 9, o amendoim também tem antioxidantes. 

Assim sendo, a pasta de amendoim é saudável, porque auxilia na prevenção de doenças, no controle do colesterol LDL e diabetes tipo 2, na proteção dos ossos e do sistema nervoso, no funcionamento do metabolismo, na prevenção da anemia e na recuperação e desenvolvimento muscular.

Veja também: Alimentos para ganhar massa muscular 

Pasta de amendoim: como pode ajudar no seu treino?

A gordura da pasta de amendoim é uma gordura boa para nosso organismo, que ajuda os atletas a ganharem massa muscular de forma saudável.

O potássio e o fósforo têm alta densidade calórica, ou seja, são fontes de energia que vão dar mais disposição para o treino. Já a vitamina E, o cálcio e o selênio aumentam a resistência muscular. O magnésio e o potássio também ajudam a prevenir cãibras durante e após o treino.

Portanto, a inclusão deste alimento na sua dieta pode contribuir para os resultados do seu treino, assim como para sua saúde e bem-estar.

Mas, claro, qualquer alimento só consegue desempenhar suas funções se fizer parte de uma dieta balanceada. Por ser calórico, você precisa comê-lo com moderação. 

A recomendação padrão é que você consoma duas colheres de sopa por dia (cerca de 220 calorias). Mas o ideal é que você procure um nutricionista para definir o melhor plano alimentar, de acordo com seu treino e metabolismo.

Leia mais: Alimentos ricos em proteína: 10 motivos para incluir na sua dieta

Como comer pasta de amendoim?

Você pode ingeri-lo com pães integrais, torradas, tapioca, doces, bolos, shakes, panquecas, cookies, farofa ou frutas. 

Mas, fique atento: a pasta de amendoim não é um produto exclusivo para praticantes de atividade física, por isso, há algumas receitas que levam conservantes, aromatizantes, xaropes, gordura hidrogenada, açúcares ou adoçantes artificiais.

Portanto, para que ela realmente seja um alimento bom para o treino, você deve consumir o produto que é feito apenas com o grão torrado e moído do amendoim. 

Ou seja, a pasta de amendoim integral é saudável, porque não há adição dessas substâncias que citamos acima. As únicas exceções são as versões que levam  cacau, avelã e whey protein, que também são saudáveis e podem ser consumidas sem peso na consciência.

Como a pasta de amendoim é saudável, pode ser consumida todo dia no intervalo das refeições, no pré ou pós-treino, isto é, a qualquer hora do dia.

Como fazer pasta de amendoim?

É muito simples fazer pasta de amendoim fit caseira.

Bata a quantidade desejada de amendoim sem pele em um processador por 15 minutos. Quando o amendoim se transformar em uma pasta homogênea e bem cremosa, ficou pronta!

Você também pode optar por fazer no liquidificador, porém, levará um pouco mais de tempo para atingir o mesmo ponto.

E se você preferir, pode colocar os grãos no forno antes, para amolecer o alimento e dar mais cremosidade à pasta.

Você também pode colocar um pouco de sal ou mel, dependendo das receitas que você for fazer com a pasta de amendoim.

Agora que viu como comer melhor o amendoim e que a pasta de amendoim é saudável, não se esqueça de manter a hidratação em dia e investir em uma alimentação balanceada e na prática de exercícios, para você cuidar ainda mais da sua saúde.

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