Treinar, nadar, dançar, praticar lutas ou esportes… você prefere fazer essas atividades em um dia ensolarado ou nublado? Se você prefere o calor, não se desanime com a chegada do inverno, porque há vários benefícios em treinar no inverno que você vai conhecer neste conteúdo.

E se você já preferia os dias frios e nublados, então vai ter uma motivação extra para se dedicar ainda mais aos exercícios nessa época do ano.

Mas não importa a temperatura do dia, você não pode ter preguiça de treinar no frio ou no calor, deve cuidar sempre da sua saúde! O importante é que você coloque sua melhor roupa de exercício e vá praticar alguma atividade física.

Continue sua leitura e descubra o que o treino no frio vai te proporcionar!

Treinar no frio faz mal?

Isso não é verdade! Mas, claro, há alguns cuidados para treinar no frio que você deve tomar. O que você não deve fazer é pegar um vento gelado, ou mesmo ficar em ambiente com temperatura muito baixa, após ter se exercitado.

O resultado disso é que a diferença brusca de temperatura pode provocar arritmia cardíaca, oscilação da pressão arterial e até dificuldades respiratórias. 

Por isso, você deve se agasalhar bem com sua roupa para treinar no frio, assim estará protegido e preparado para treinar no inverno.

E isso também vale para a hora do banho! Se você sair no frio logo em seguida de um banho muito quente, também pode correr o risco de sofrer com algum desses problemas. 

Inclusive, há médicos que não recomendam que pessoas com problemas no coração ou de pressão arterial tomem uma ducha gelada após um banho de sauna.

Benefícios de treinar no frio

Por que treinar no frio faz bem? O motivo principal disso é que você continua cuidando da sua saúde. Nosso corpo precisa dos mesmos benefícios que os exercícios oferecem, seja no inverno ou no verão.

Mas, para te ajudar a deixar a preguiça de lado, venha conhecer 6 motivos para treinar no frio!

1- Queimar mais calorias    

Um dos benefícios de treinar no inverno é que quando o corpo se depara em um ambiente com temperatura mais baixa, passa a consumir mais calorias para controlar a temperatura do corpo. Com a prática de exercícios, o metabolismo acelera ainda mais a queima de calorias.

Mas, claro, como o consumo de calorias está maior, você também precisa consumir alimentos mais calóricos. Então, você pode se dar ao luxo de comer aquelas guloseimas e comidas gordurosas que costuma evitar no verão, mas sem abusar! Para ter melhores resultados no seu treino, você sempre deve buscar pelo equilíbrio.

Veja também: Pilates: 5 curiosidades sobre a prática

2- Melhorar o humor

O tempo reflete em nosso humor, então, em dias frios, nublados ou chuvosos, a maioria das pessoas costuma ficar triste e desanimada. E uma das vantagens de treinar no frio é que a atividade física aumenta a produção de neurotransmissores da felicidade e do bem-estar, a serotonina e a endorfina.

A liberação dessas substâncias pode continuar ocorrendo até 48 horas depois da prática de algum exercício. Então, se você continuar praticando seus exercícios no inverno, vai conseguir combater essa tristeza sazonal.

3- Dormir melhor

Quem pratica pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana, ou 30 minutos por dia, tem um gasto calórico maior, como já dissemos anteriormente. 

Mas sabe o que isso significa? Além do corpo entender que precisa repor essas calorias, também precisa economizar energia, e ele faz isso durante o sono. Então, você terá um sono bem mais profundo do que normalmente tem, desde que pratique, no mínimo, duas horas antes de dormir.

Além disso, no verão ou no inverno, qualquer pessoa que realiza atividades físicas têm um sono melhor do que em comparação com quem não realiza nada. Isso acontece por causa do efeito relaxante sobre o corpo e a mente que os exercícios promovem.

4- Treinar com mais conforto

Treinar no frio é melhor porque você transpira menos e se sente mais confortável para realizar os exercícios. Algumas pessoas sofrem com transpiração excessiva no calor, o que pode ser um tremendo incômodo para elas ao se sentirem completamente suadas e com a roupa marcada.

Essa transpiração excessiva é uma tentativa do corpo de controlar a temperatura, que está ficando muito quente. Então, no inverno esse problema não acontece.

Leia mais sobre: Definição muscular

5- Treinar em um ambiente mais tranquilo

Se você é o tipo de pessoa que normalmente evita frequentar a academia em horários muito lotados, não vai ter esse problema no inverno!

Um dos motivos para treinar no frio é que as pessoas ficam com preguiça de sair de casa para se exercitar, então você terá mais espaço para aproveitar sua hora de treino, no seu tempo, com muito mais tranquilidade.

6- Afastar o sedentarismo

No inverno, as pessoas não querem fazer nada além de ficar embaixo da coberta, vendo um filme e tomando um chocolate quente. E quem não gosta? 

O problema é que, com isso, o sedentarismo chega. E com ele, de acordo com a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), podem vir o ganho de peso,  o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2, colesterol alto e muitos outros, Se você não quer sofrer com esses problemas, não pode parar de treinar no frio!

7- Fortalece sua imunidade

A prática de exercícios traz diversos benefícios para a saúde: melhora o sistema cardiovascular e respiratório. O sangue consegue fluir melhor, levando todos os nutrientes e oxigênio para diferentes partes do corpo.

Ao treinar no frio, você também acostumará o seu corpo com temperaturas mais baixas e, consequentemente, ficará menos resfriado.

Também evita o acúmulo de secreções, que é normal para pessoas que sofrem de rinite e sinusite, porque o corpo fica aquecido por mais tempo, liberando essas secreções.

Veja mais: Condicionamento físico: melhore o seu com 4 treinos 

Como treinar no frio?

Já mostramos para você vários motivos para treinar no frio, mas sabemos que a preguiça pode pegar. Então, vamos  mostrar algumas dicas para treinar no frio, para você ter mais disposição e não faltar nos seus treinos.

  • Planeje sua rotina! Anote na sua agenda, no seu celular ou em um post it na geladeira os dias e horários que você deve treinar. Assim, seu cérebro vai entender que você tem um compromisso, e ele não gosta de descumprí-lo.
  • Faça atividades que você gosta! Assim, sua mente vai ter mais disposição para realizar uma atividade prazerosa do que algo que não gosta.
  • Escolha com cuidado a sua blusa e calça para treinar no frio, para ficar bem agasalhado, porém confortável ao realizar os movimentos dos exercícios.
  • Se alimente corretamente! Faça um pré-treino, mas não muito em cima da hora da atividade física para não ficar com fadiga ou ter uma indigestão.

Agora que você já sabe como ir treinar no frio, agende uma aula experimental na Cia Athletica aqui!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome