Os fabricantes de calçados esportivos lançam novidades a cada dia. Há algum tempo tem sido dada grande importância aos tipos de tênis adequados às pisadas. Dentre outros, são vendidos modelos para pés pronados ou supinados. Segundo os vendedores, pé pronado é aquele que descarrega o peso para o meio e o supinado, para a lateral. Assim sendo, o tênis ajustará a pisada para o neutro. Ok! Mas vamos entender um pouco mais isso?

Durante a caminhada, os pés precisam pronar e supinar, objetivando uma melhor descarga de peso e impulso para o passo. As alterações podem ocorrer quando um pé permanece supinado, no momento em que deveria pronar ou vice-versa. Muitas vezes isto ocorre de maneiras diferentes nos pés direito e esquerdo. Além disso, a avaliação do indivíduo em pé parado pode ser diferente daquela em que o mesmo está andando ou correndo. Também não podemos nos esquecer de que os pés estão carregando o peso do corpo todo.  Você já pensou que algo errado lá em cima, poderá refletir na sua pisada? Quando um determinado segmento corporal se posiciona de maneira inadequada, os outros se adaptarão com o objetivo de manter o equilíbrio. Então, se houver um desequilíbrio entre músculos que atuam na pelve, nos joelhos ou tornozelos, consequentemente os pés acompanharão. Por exemplo, os glúteos promovem a rotação da coxa para fora. Sendo assim, se estiverem fracos, esta poderá se posicionar rodada para dentro.
Se a coxa está ligada à perna e esta ao pé, através das articulações do joelho e tornozelo respectivamente, logo a pisada irá pronar, acompanhando a rotação que se iniciou no quadril. Na maioria das vezes, principalmente quando não há episódios de traumas, as lesões se apresentam nas articulações que sofreram com o desequilíbrio muscular, mesmo estando longe do foco do problema. Por exemplo, dor no tornozelo em decorrência de uma fraqueza de glúteos. É muito importante realizar uma avaliação fisioterápica com o objetivo de detectar onde tudo começou e atuar na causa do problema. Posicionar o pé em neutro poderá resolverem parte. Ouso de uma palmilha confeccionada pelo fisioterapeuta, especialmente para o seu pé, associado ao treino muscular, pode trazer grandes resultados e principalmente a prevenção de novas lesões.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome