Home SAÚDE Exercícios para lordose: quais são os melhores e como fazer?

Exercícios para lordose: quais são os melhores e como fazer?

385
0
Antes de se aventurar nos exercícios para lordose, é importante lembrar que as atividades devem ser prescritas por um profissional e de maneira individual, pois devem ser levados em consideração fatores como graus dos desvios, idade, tipo de curvatura, gravidade e sintomas apresentados.

Afinal, pessoas que têm lordose já sabem que não são todas as práticas que podem ser realizadas, já que algumas apresentam riscos de agravar o quadro da condição. Por essa razão, quando são indicados exercícios para quem tem lordose é preciso ter cautela e atenção redobrada.

Entretanto, se você está em busca de saber quais são as melhores atividades para lordose e como fazê-las, veio ao conteúdo certo, pois a Cia Athletica preparou uma lista com as mais recomendadas.

Antes de se aventurar nos exercícios para lordose, é importante lembrar que as atividades devem ser prescritas por um profissional e de maneira individual. Isso porque devem ser levados em consideração fatores como graus dos desvios, idade, tipo de curvatura, gravidade e sintomas apresentados.

Afinal, pessoas que têm lordose sabem que não são todas as práticas que podem ser realizadas, já que algumas apresentam riscos de agravar a condição. Por essa razão, quando são indicados exercícios para quem tem lordose, é preciso ter cautela e atenção redobrada.

Entretanto, se você está em busca de saber quais são as melhores atividades para lordose e como fazê-las, veio ao conteúdo certo, pois a Cia Athletica preparou uma lista com as mais recomendadas. Confira! 

6 exercícios para corrigir lordose 

Em geral, as atividades físicas são responsáveis por proporcionar diversos benefícios para o corpo, como o alongamento dos músculos, fortalecimento dos ossos e a redução dos riscos de lesões.

Dessa forma, procure praticar alguns dos seguintes exercícios para lordose lombar:

Prancha abdominal 

Por possibilitar uma curvatura ideal, deixando a coluna cervical em um ângulo benéfico, a prancha abdominal é muito recomendada para o tratamento de lordose. Para realizar o exercício, é necessário:

  • Deitar de barriga para baixo no chão;
  • Em seguida, apoiar o corpo sobre os cotovelos e as pontas dos pés;
  • Por último, mantenha sempre a coluna reta, principalmente na região do bumbum.

Esse exercício pode ser realizado todos os dias, em uma série de 3x de 30 segundos cada. 

Inclinação pélvica 

A inclinação pélvica é caracterizada por alongar os músculos tensos dos quadris e da parte inferior das costas. Para executar a atividade, basta:

  • Deitar de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão;
  • Contrair os músculos do estômago enquanto eleva o quadril em direção ao teto;
  • Segurar por 5 segundos, respirando normalmente;
  • Descansar e repetir duas séries de 10. 

Gato arrepiado

Muito usado em sessões de fisioterapia, e por apresentar ótimos resultados no tratamento de lordose, o exercício de gato arrepiado também está na lista de melhores práticas. Para praticá-lo você deve:

  • Ficar na posição de quatro apoios, com os joelhos no chão;
  • Fazer movimentos repetitivos com a coluna para cima e para baixo;

O indicado é repetir por 4 vezes essa atividade, todos os dias. 

Elevação de braço e perna 

Com a elevação de braços e pernas é possível fortalecer a região lombar. Para fazer os movimentos é preciso:

  • Deitar-se de frente com a testa em direção ao chão;
  • Estender os braços sobre a cabeça, com as palmas das mãos posicionadas no chão, mantendo as pernas retas;
  • Levantar um braço do chão;
  • Segurar por uma ou duas respirações completas e abaixar o braço de volta;
  • Repetir com cada braço e cada perna;
  • Fazer 15 repetições em cada membro. 

Subida no banco 

A subida no banco é um dos exercícios para retificação da lordose cervical mais simples e eficiente para tratar essa condição. Se você não tiver um banco baixo, pode utilizar alguma outra plataforma, que seja firme e segura.

A atividade consiste em:

  • Subir com uma perna, voltar, subir com a outra e assim por diante.

Alongamento do músculo grande dorsal 

Com essa prática é possível alongar o grande dorsal, o maior músculo da parte superior do copo, além de ser um dos melhores exercícios para lombar. Para executá-lo é necessário:

  • Ficar de pé com boa postura em uma posição neutra;
  • Manter os pés afastados na largura dos ombros e os joelhos levemente dobrados;
  • Levar as mãos acima da cabeça e segurar o pulso direito com a mão esquerda;
  • Curvar-se levemente para o lado direito até sentir um alongamento no lado esquerdo do corpo;
  • Segurar por uma ou duas respirações e, em seguida, voltar à posição inicial;
  • Repetir no lado oposto;
  • Fazer de 5 a 10 repetições de cada lado. 

Vale ressaltar que todos esses exercícios para lordose e escoliose são indicados como tratamento por médicos especializados. 

Quem tem lordose pode frequentar a academia?

Sim, quem tem lordose deve praticar atividades físicas, contudo, sempre com orientação de especialistas. Por isso, realizar uma avaliação com um ortopedista e um treino sob orientação de um educador físico são primordiais. 

Os objetivos dos exercícios para lordose cervical ou lombar são, principalmente, o fortalecimento dos glúteos e do abdômen, além de aumentar a mobilidade da coluna.

Logo, encontrar uma academia que forneça os equipamentos fundamentais e as práticas corretas, como a Cia Athletica, é de extrema importância para tratar a lordose. 

Benefícios da aula de alongamento:

- Relaxa e prepara os músculos para a atividade física;

- Melhora a flexibilidade e a amplitude dos movimentos;

- Aumenta a consciência corporal e melhora a postura;

- Melhora a coordenação motora e o equilíbrio;

- Previne contra lesões dentro da academia e fora;

- Reduz o estresse e dores pelo corpo;

- Melhora a circulação sanguínea.

A lordose tem cura?

A verdade é que a lordose que afeta a postura e causa dores, mas pode ser curada com exercícios para fortalecer a coluna e de resistência. Entretanto, quando esse problema possui condições graves, como a distrofia muscular ou síndromes, pode ser necessário a realização de uma cirurgia na região da coluna.

Porém, em alguns casos, essas intervenções não são suficientes para solucionar completamente a lordose. Com isso, é possível afirmar que nem sempre esse problema tem cura. 

Inclusive, para prevenir essa condição é essencial praticar exercícios, como os citados neste texto, e evitar.

Hábitos que podem causar dores na lombar:

- Carregar mochilas pesadas, especialmente as de um ombro só;

- Dormir com travesseiro alto;

- Trabalhar ou estudar com a altura da cadeira desregulada da sua altura e da mesa;

- Sedentarismo e obesidade.

Exercícios para lordose é na Cia Athletica

Nossas academias têm uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada: você será atendido por um professor que realmente entende da atividade que escolheu realizar e está preparado para ajudar.

Além disso, nossa musculação tem equipamentos inovadores e modernos, de marcas reconhecidas pela sua qualidade técnica e segurança. 

Aqui, você também pode realizar diversas atividades, como hidroginástica, Pilates, capoeira, ginástica localizada e muitos outros exercícios. 

Conheça a Cia Athletica mais perto de você!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome