Prevenção da hérnia de disco

Olá! Hoje vamos falar sobre um problema muito comum, que tira o sono de muita gente!

Quem nunca teve ou ouviu alguém se queixar da famosa hérnia de disco? Até na novela a gente ouve: “Ai, minha ciática!”
Entre as vértebras da nossa coluna ficam os discos, responsáveis por evitar atrito e amortecer os movimentos. Eles são envoltos por um anel e têm um núcleo no meio.

Hérnia de disco

A hérnia de disco começa a acontecer quando este núcleo migra para a borda do disco até romper este anel. As raízes dos nervos  saem da medula, próximas às  vértebras, e vão inervar os músculos do nosso corpo.
Então, quando o disco doente começa a sair do lugar e, nos casos mais avançados, os fragmentos desse núcleo começam a cair no canal medular, encostam nestas raízes, provocando dor irradiada para as pernas ou braços, ou perda de sensibilidade ou força em alguns locais.
As hérnias de disco são mais comuns na região lombar. O nervo ciático tem início nesta região e percorre toda a perna. Por isso ouvimos queixas mais frequentes neste sentido.

Prevenção da hérnia de disco

As causas são a degeneração dos discos pelo envelhecimento, traumas e mau posicionamento da coluna ao carregar pesos.
Os músculos que envolvem nossa coluna são responsáveis pela estabilização dos segmentos vertebrais. Ou seja, uma coluna envolta por músculos despreparados tem seus discos mais susceptíveis a danos.
O tratamento das hérnias de disco após a fase aguda consiste em reeducar estes músculos e fazê-los trabalhar novamente. Pense comigo: se você adquirir o hábito de treiná-los diariamente, estará prevenindo a hérnia.
Consulte o seu professor e ele lhe prescreverá exercícios específicos para isto.
Também é importante ficar atento ao posicionamento ideal ao carregar pesos do chão. Lembre-se sempre de dobrar os joelhos ao abaixar-se.
Ao sentar-se, procure manter a coluna o mais reta possível e evite permanecer sentado por longos períodos, principalmente em cadeiras muito baixas para você.
Pequenos cuidados podem lhe proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome