Quer parar de fumar? A corrida pode ajudar você!
O malefício à saúde ocasionado pelo hábito de fumar já é bastante conhecido por todos nós. Sabemos que muitas pessoas utilizam o fumo como um método de combate ao estresse, como fuga e busca por prazer.
O tabagismo não combina com atividade física, especialmente com a corrida. É muito raro encontrarmos maratonistas ou triatletas com esse hábito.

Efeitos da nicotina

É fato que o tabagismo colabora de forma negativa com o desempenho físico.
Além dos prejuízos cardiopulmonares, a nicotina, principal substância nociva do cigarro:

  • aumenta, de forma aguda, o batimento cardíaco,
  • aumenta a respiração e a pressão arterial, ocasionando níveis altos de cansaço
  • traz prejuízos na atividade física.

Para os corredores, vai um alerta: “O fumante pode ter até 12% menos capacidade aeróbia devido à maior concentração do monóxido de carbono no sangue”.
Quem pretende alcançar longas distâncias ou baixar o tempo em uma determinada prova, deve reduzir, ou mesmo cessar, esse hábito.
Durante o exercício físico, a nicotina aumenta os níveis de lactato fazendo o corredor se sentir ofegante e exausto, prestes a abandonar o exercício.

Doenças relacionadas

O hábito de fumar acelera problemas como hipertensão, diabetes e obesidade.
A atividade física para o tabagista gera uma redução imediata da pressão arterial logo no pós-esforço, combatendo o efeito do cigarro que, por sua vez, acelera os batimentos cardíacos e a pressão arterial.

Quer parar de fumar? O exercício pode ajudar!

O exercício físico pode auxiliar o ex-fumante a:

  • aprimorar a aptidão física,
  • diminuir o risco de doenças crônicas,
  • combater o ganho de peso
  • atuar positivamente nos sintomas de abstinência.

O melhor de tudo é o fato de que o exercício físico estimula a produção das endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar, conforto e bom humor. A ação dessas substâncias substitui a da dopamina, neurotransmissor ativado pela ligação entre a nicotina e os receptores, responsáveis pelo sentimento de saciedade.
Assim, correr ajuda os fumantes a combaterem os indesejáveis efeitos da abstinência quando decidem livrar-se do cigarro.
Além do mais, a prática regular de atividade física favorece:

  • ganhos de resistência,
  • fortalecimento muscular,
  • perda de peso,
  • elevação da autoestima.

O indivíduo que fuma torna-se mais consciente dos malefícios do cigarro, estimulando-o a parar o hábito.

Por onde começar?

Agora, antes de sair levantando peso e correndo por aí, o fumante deve procurar uma academia de qualidade, com várias opções de aulas, realizar uma avaliação física completa e, se possível, complementá-la com um check-up médico.
Depois, estando na presença de um profissional de Educação Física, elaborar metas para serem alcançadas através de um programa bem planejado.

9 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome