A nossa coluna tem liberdade para se mover em diversas direções, como já havíamos conversado anteriormente.

Mas calma! Não abuse desta liberdade! Alguns movimentos, como os de levar o tronco para trás (promovendo extensão da coluna), quando realizados repetidamente e em grandes amplitudes, podem ser lesivos aos ligamentos e aos discos intervertebrais.
Algumas estruturas são responsáveis por proteger nossa coluna quando a colocamos em extensão. Após os 65 anos, estas estruturas vão sofrendo degenerações, permitindo que este movimento ocorra além do necessário. Isto pode gerar um estreitamento do canal vertebral, que protege a nossa medula espinhal. Na região cervical, as extensões em grande amplitude e realizadas repetidamente são potencialmente lesivas. Estas podem causar vertigem e desequilíbrio, sendo a causa de quedas em idosos.
Tarefas simples do dia a dia devem receber atenção especial, como pegar objetos no alto, acima da cabeça. Durante atividades físicas na academia ,na prática de esportes como vôlei e basquete, no cinema ou teatro, e nas tarefas diárias em casa,  devemos ficar atentos ao alinhamento da coluna cervical.
O posicionamento inadequado também poderá gerar tensão muscular e dores de cabeça. A região lombar também requer atenção nos esportes como natação e tênis (na realização do saque). Cuide bem da sua coluna! A prevenção é a garantia de viver com saúde!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome