Stress e atividade física
Vamos fazer uma reflexão sobre o stress, seus malefícios e benefícios.
O stress é um fator essencial à existência humana, afinal, se não fosse pelo stress causado pelo medo o homem primata jamais correria tanto em busca de sua sobrevivência. As estratégias de fuga e ataque evoluíram até chegarmos aos dias de hoje.
Medo
O medo é o pai do stress, já que é por meio dele que o organismo desencadeia diversos mecanismos de resposta a esta situação. Exemplos:
- aumento da pressão arterial,
- tremor de mãos e por vezes de todo o corpo,
- suor que insiste em aparecer nos momentos mais inoportunos
- sensação de boca seca, entre outros.
Estou me referindo a qualquer medo:
- sobrevivência,
- medo de realizar uma boa apresentação,
- de aprender a dirigir,
- de fazer uma prova,
- de participar de uma competição,
- de começar algo novo,
- enfim toda e qualquer situação que gerada por alguma angustia ou medo desencadeie todas as sensações citadas.
Desde que o mundo é mundo é assim. Afinal, se hoje não se corre mais de tiranossauros, no ambiente corporativo corremos de tantos outros predadores, não é verdade?
Fenômeno físico ou psicológico?
Se antes o stress puramente físico era maior, hoje o psíquico toma conta de uma boa parte das atividades e com isso traz sérias consequências.
A exposição constante e por vezes excessiva aos fatores que desencadeiam o stress, podem nos causar:
- ataques cardíacos,
- pressão alta,
- diabetes,
- dislipidemia,
- ganho de peso,
- câncer, entre outras coisas.
Como acontece o stress?
O sistema nervoso autônomo é o responsável pela conexão do cérebro com os órgãos internos e os hormônios que são descarregados via corrente sanguínea e passeiam pelo corpo todo.
Sim, legal toda esta explicação, mas o que isso tem a ver com o meu treino? Tudo!!!
Exercícios para combater o stress
Quando você ativa seu organismo através da atividade física, você desencadeia uma série de mecanismos que regulam a atividade dos sistemas autônomos (simpático e parassimpático) e da regulação hormonal .
A médio e longo prazo a prática da atividade física reduz sobremaneira os efeitos maléficos causados pelo stress sobre o seu organismo. Assim, quando nos exercitamos estamos causando o stress do bem.
A nossa musculatura, nosso sistema cardiorrespiratório e todos os órgãos são ativados para se adaptarem ao exercício e, como resposta, tendem a regular a distribuição dos fluídos e hormônios dentro do corpo.
Daí a necessidade básica de mantermos atividades físicas que possam gerar benefícios através de sua prática constante e regular.
Para tanto, a regra fundamental é: escolha atividades que VOCÊ GOSTA e não atividades que serão mais um martírio e um peso sobre você. Se você abandonar as atividades, todo aquele mecanismo desencadeador do stress do mal voltar.
Alimente-se bem, faça pausas regulares, pratique a atividade que gosta, leia bons livros, assista bons filmes, curta sua família e amigos e deixe o stress de lado.
Conte conosco para eliminar o stress da sua vida !