A avaliação de bioimpedância permite que a saúde corporal seja conhecida muito além de fatores estéticos.

Entenda mais sobre bioimpedância, o que é, por que fazer e os benefícios de conhecer mais o seu organismo por dentro com esse exame.

O que é bioimpedância?

O exame de bioimpedância é um método de avaliação da composição corporal, que é realizado por meio da circulação de uma corrente elétrica de baixa intensidade ao longo dos tecidos do corpo.

Fazer um exame no aparelho de bioimpedância é uma ótima solução tanto para aquelas pessoas que treinam muito quanto para aquelas que estão iniciando. As que treinam regularmente e não estão conseguindo os resultados esperados, seja fazendo exercícios para emagrecer ou buscando uma boa definição muscular terão como atuar de forma mais correta nos pontos mostrados pelo exame e ter um resultado melhor no futuro. As pessoas que estão iniciando poderão construir um treino mais personalizado sabendo como está sua composição corporal, isto é, focar no aumento da massa muscular, redução da gordura ou até mesmo na hidratação.

É interessante ressaltar que o exame pode avaliar a composição corporal de maneira segmentada, ou seja, verificar como está a gordura geral e abdominal, massa muscular nas diferentes partes do corpo e quantidade de água dentro e fora das células, entre outros aspectos.

Como é feito o exame de bioimpedância?

Para realizar essa avaliação da bioimpedância, podem ser utilizadas duas formas: eletrodos fixados no corpo ou uma balança de bioimpedância que tenha placas de contato para as mãos e pés.

Quando o método escolhido são os eletrodos, eles serão fixados na mão e pé direito para realizar essa varredura corporal. A corrente elétrica vai distinguir o que é massa muscular do que é gordura pelas diferenças de condução. Mas não é preciso ter receio, o processo é totalmente indolor.

Para a corrente elétrica, a gordura funciona praticamente como se fosse uma barreira, enquanto onde há massa muscular a passagem é mais fácil.

Já na balança digital de bioimpedância que tenha placas de contato, basta que a pessoa suba no aparelho. Na Cia Athletica, o teste é feito na balança SECA. Empresa de origem Alemã e líder de mercado em balanças de Bioimpedância com um sistema de medição ultra preciso. O teste é bem completo e leva apenas 17 segundos para ser realizado.

Exame: bioimpedância avalia marcadores do corpo

O teste de bioimpedância vai indicar alguns biomarcadores em relação à composição corporal de quem está sendo testado, como:

  • Percentual de gordura: a corrente elétrica vai apontar onde há mais gordura no corpo de uma pessoa. O local onde está acumulada pode revelar alguns problemas, como os hormonais ou adrenais.
  • Massa muscular: além de uma melhor estética, a quantidade adequada de massa muscular vai trazer diversos benefícios à saúde das pessoas. Por outro lado, a perda de massa muscular pode revelar diversos problemas de saúde.
  • Saúde celular: com base no tamanho das células, hidratação dos tecidos e permeabilidade das membranas, o exame vai apontar a integridade e nutrição das células.
  • Taxa metabólica basal: diretamente proporcional ao peso e à quantidade muscular, essa taxa é uma estimativa do que poderia ser o gasto energético para manter funções vitais do organismo nas situações de repouso;
  • Hidratação: o exame vai apontar se os níveis de hidratação estão condizentes com a normalidade, se estiverem abaixo, podem trazem problemas à saúde.
  • Hidratação intra e extracelular: o exame vai apontar o nível adequado de hidratação dentro e fora das células. Os números corretos são: 60% de hidratação intracelular e 40% extracelular. Quando os níveis estão baixos, a produção de energia vai cair e os órgãos terão alterações em suas funções.

Bioimpedância: preparo

Para que os valores apontados no exame estejam bem corretos é preciso tomar alguns cuidados, como: não praticar atividades físicas nas 12 horas anteriores à realização do exame, não ter ingerido álcool, cafeína ou diuréticos nas últimas 24 horas e fazer uma boa hidratação ao longo do dia que for fazer o exame.

Uma pessoa que sofre de retenção de líquidos também precisa dar essa informação durante a realização do exame

O exame pode ser realizado a cada 3 meses ou, se a pessoa preferir a cada fim de plano de treinamento, para que ele consiga conferir os resultados adquiridos de forma mais segura.

O teste de bioimpedância não é indicado para gestantes, portadores de marcapassos ou qualquer dispositivo eletrônico implantado no corpo como aparelhos auditivos.

Em resumo : Qual a importância do exame de Bioimpedância para o meu desempenho?

  • Você saberá se seu metabolismo está aumentando, contribuindo assim para um corpo mais definido.
  • Ajuda você a dar mais foco em partes do corpo que precisam aumentar mais a massa muscular
  • Saber se a estratégia de treino está reduzindo a massa gorda corporal
  • Evidenciar ao aluno como está em um estado inflamatório e se estiver recomendar treinos que estimulem a recuperação
  • E olhar para qual direção está a saúde celular, isto ajuda o professor intensificar ou não um treino.

Bioimpedância: por que é fundamental para o seu plano de treino?

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome