Home EMAGRECIMENTO Esteira ou bicicleta: qual é o melhor para o emagrecimento?

Esteira ou bicicleta: qual é o melhor para o emagrecimento?

45
0
Esteira ou bicicleta? Alunos da Cia Athletica praticam esteira sob supervisão do personal trainer

Você já se perguntou qual exercício é mais eficaz para emagrecer e perder barriga: esteira ou bicicleta?

Os dois aparelhos podem ser incluídos no seu treino de emagrecimento, mas, apesar de proporcionarem benefícios semelhantes, exigem habilidades diferentes dos praticantes. 

Então, para fazer sua escolha, você deve considerar alguns pontos, como a intensidade do exercício, seu condicionamento físico, seu histórico de saúde e, claro, sua preferência pessoal.

Então, continue sua leitura para descobrir o que é melhor para perder barriga, esteira ou bicicleta.

O que é melhor: bicicleta ou esteira?

Para você saber qual aparelho de academia conseguirá se adaptar melhor, nós levantamos alguns pontos para entender melhor as diferenças entre os dois exercícios. Confira!

Queima calórica

Entre esteira ou bicicleta ergométrica, a esteira promove uma queima maior de calorias do que a bicicleta, porque o exercício exige que o praticante sustente seu próprio peso e movimente todo o corpo, mesmo que não seja de forma tão intensa.

Com isso, os músculos precisam realizar um esforço maior durante a atividade, assim como o coração, o que aumenta a queima de gordura.

Na bicicleta, o praticante tem um apoio para sustentar seu corpo e movimenta apenas as pernas, por isso, promove um gasto calórico menor e auxilia na redução de percentual de gordura.

Mas é importante lembrar que essa comparação é baseada em treino de mesma intensidade e duração.

Além disso, é possível obter uma queima ainda maior na esteira com treinos de corrida intervalada. Saiba mais sobre o HIIT na esteira.

Força e intensidade

Tanto a bicicleta ergométrica quanto a esteira possibilitam que o praticante adapte seu treino de acordo com o seu condicionamento físico ou objetivo.

Na esteira, é possível ajustar a velocidade e a inclinação para todo o treino e ainda programar simulações de corrida. Com isso, o praticante segue a intensidade já definida no aparelho.

Já na bicicleta, a intensidade do treino depende do esforço do praticante em pedalar, que deve controlar o ritmo das pedaladas a todo momento. 

Além disso, é possível regular o peso do pedal, para aumentar a resistência, o que exige mais força nas pernas.

Portanto, no quesito intensidade, entre bicicleta ou esteira para engrossar as pernas e aumentar sua força, a bicicleta é a melhor opção.

Leia também: Como escolher um tênis para corrida? 

Formulário – Definição muscular

Risco de lesões

E para pessoas que têm problemas nas articulações ou nos ossos, como artrite, qual é melhor: esteira ou bicicleta?

Para não provocar dor, possibilitar a prática ou até mesmo evitar a piora da condição, os praticantes devem escolher um exercício que cause menos impacto, como é o caso da bicicleta.

Isso ocorre porque o movimento realizado pelas pernas durante as pedaladas é mais suave e gera uma carga menor nas articulações e nos ossos, em comparação com uma corrida na esteira. 

Mas, ao mesmo tempo, o exercício na bicicleta também ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e estimula a produção de células que produzem tecido ósseo.

Portanto, além de causar menos riscos, também pode ajudar no controle e na regressão de diversas doenças, o que torna o aparelho uma opção mais segura e confortável para estas pessoas.

A esteira, por sua vez, causa um impacto maior. Quando corremos, nosso peso é transferido repetidamente dos membros inferiores para a superfície. Essa ação gera uma força de reação que é transmitida de volta às articulações, principalmente dos joelhos e tornozelos.

Em pessoas saudáveis, o impacto da corrida é absorvido. Entretanto, em indivíduos com doenças preexistentes, que estão com articulações e ossos desgastados, isso não acontece.

Isso pode levar a um agravamento dos sintomas, como dor, limitação de movimentos, além de favorecer inflamações e fraturas.

No entanto, isso não quer dizer que a esteira é uma inimiga. Aliás, ela é benéfica para pessoas com osteoporose, porque o impacto estimula a produção de tecido ósseo, melhorando o quadro.

Portanto, é possível realizar caminhadas mais leves no aparelho, para não agravar a condição. Mas, por consequência, ao diminuir a intensidade do exercício, o gasto calórico é menor.

Antes de escolher entre bicicleta ou esteira, você deve consultar um médico e realizar acompanhamento com um profissional de educação física, para obter as orientações corretas e conseguir alcançar seus objetivos.

Bicicleta ergométrica ou esteira?

Os dois aparelhos promovem o emagrecimento, além de contribuir para a saúde física e mental.

Portanto, a escolha, depende da preferência do praticante, do seu condicionamento físico, dos seus objetivos e do seu histórico de saúde.

Por isso, é muito importante que você realize uma avaliação profissional e treine em uma academia que ofereça acompanhamento aos alunos.

Na Cia Athletica, você tem à sua disposição professores qualificados para te orientar e te ajudar a alcançar suas metas.

Todos os alunos passam por uma avaliação inicial, para que os profissionais possam entender melhor seu perfil, condição física e objetivos. 

Tipo de avaliação Como é feita Finalidade Avaliação TMF Avalia a qualidade de execução dos exercícios, pela realização de 7 exercícios, identificando assimetrias, limitações e desequilíbrios musculares. Para o educador físico individualizar o treino conforme as necessidades dos alunos e, se necessário, adaptar, incluir ou retirar exercícios da sua ficha de treinos. Avaliação Física Identifica o estilo de vida, levando em consideração as características físicas e o histórico de saúde. Para verificar níveis de flexibilidade, gordura corporal, condicionamento físico e desequilíbrios posturais, para o educador físico elaborar um plano de treino mais adequado possível para o aluno. Avaliação Nutricional Analisa a necessidade energética e de nutrientes Para o aluno ter uma alimentação que coincida com seu gasto energético e o seu objetivo e, assim, melhorar seu desempenho nas atividades e no resultado.

Com base nisso, é possível elaborar um plano de treino cardio personalizado, seja com a esteira ou a bicicleta para perder barriga.

Agende uma visita e conheça nossas unidades!

Você também pode se interessar por: Subir escadas equivale a quantos minutos de caminhada.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome