Home KIDS & TEENS CRIANÇAS (3 A 10 ANOS) Saiba por que aula de circo é uma excelente atividade para as...

Saiba por que aula de circo é uma excelente atividade para as crianças

1844
0

A aula de circo pode ser a alternativa ideal para crianças que não se interessam por outras modalidades físicas tradicionais.

Veja nesse post que essa modalidade fitness garante diversos benefícios à saúde infantil!

Quais os benefícios da aula de circo?

O circo é uma arte milenar que vem encantando muitas pessoas ao longo das gerações. Com o tempo, as práticas desafiadoras dos participantes de um circo foram inspirando cada vez mais as pessoas e então essas atividades avançaram os limites dos picadeiros para “invadir” outros espaços, como as academias.

Essa iniciativa veio muita a calhar até para crianças que não gostavam de outras modalidades tradicionais.

Em uma aula de circo fitness, o praticante vai ter os mesmos benefícios que outras práticas, porém, associado a muita ludicidade.

Enquanto trabalha os músculos de uma forma bastante diferente, os participantes desse plano de aula de circo também vão ganhar mais disposição e saúde.

Aula de circo: benefícios

        Ajudam a desenvolver consciência corporal;

        Queima calórica;

        Perda de peso;

        Mais flexibilidade;

        Melhor coordenação motora;

        Tonificação de músculos;

        Aumento da força muscular;

        Desenvolvimento da agilidade e velocidade;

        Aumento da energia;

        Mais foco e concentração;

        Aumento do equilíbrio;

        Aumento da autoestima.

Muitos exercícios de acrobacias e atividades aéreas vão favorecer a resistência de músculos, além de que os exercícios de malabarismos ajudam a desenvolver o lado analítico e lógico do cérebro, mas outros também favorecem o lado da intuitivo.

A aula de circo é recomendada para as mais diferentes faixas etárias, por isso, as crianças estão super liberadas para praticar. Na Cia, há aulas de circo infantil e são o maior sucesso.

Outra grande vantagem, no caso também das crianças, é que a aula de circo infantil também ajuda que o pequeno participante saia do sedentarismo de uma forma bastante divertida.

Esse plano de aula circo na educação infantil pode servir como uma atividade complementar que vai incentivá-los a adquirir hábito e prazer na prática dos exercícios físicos.

Além disso, como a atividade é em grupo, outro fator bastante importante da aula de circo é a socialização. Com isso, as crianças vão sentir que fazem parte de um grupo e buscar objetivos comuns com outros participantes.

O que os praticantes vão fazer em uma aula de circo?

Crianças também acabam se cansando de certas atividades físicas, mas o dinamismo de um plano de aula de circo costuma encantar os pequenos participantes que vão aprender novas habilidades a cada dia ou até mesmo refinar a técnica de algum movimento.

Esse programa de “novidades” é bastante gratificante para quem participa porque costuma gerar muita motivação.

Atividades da aula de circo

Na aula de circo, as crianças farão atividades variadas práticas da arte circense, como acrobacias em solo, slackline e outros exercício de equilíbrio, rolo, destrezas de manipulação (malabarismos), pernas de pau e atividades aéreas, como trapézio.

A arte circense também vai estar presente nos equipamentos e acessórios utilizados como camas elásticas, malabares, tecidos e outros.

Realizados em duplas ou de forma individual, mesmo os exercícios mais comuns na aula de circo já são diferenciados, por exemplo, as cambalhotas individuais, cambalhotas em dupla, rolamentos frontais e de costas, estrelas, ponte, etc.

O corpo inteiro se beneficia com movimentos que envolvem músculos das pernas, braços, tronco e glúteos, além de que as atividades também são eficientes exercícios para emagrecer. Cada hora de aula equivale à perda de aproximadamente 300 calorias.

Aprender essas atividades vão incentivar também que os pequenos praticantes também enfrentam seus medos e inseguranças.

No começo, as atividades podem parecer muito desafiadoras para quem nunca fez nada parecido, mas quando vão adquirindo prática, as posições vão ficando mais simples e nasce uma grande autoconfiança.

Mas vale reforçar, que todos os treinos são acompanhados pelos professores, para que os praticantes façam todos os exercícios com a maior segurança possível.

Programa Kids

Na Cia, a aula de circo também faz parte do Programa Kids, que tem também outras opções como aula de natação infantil, ballet, ginástica de solo, capoeira, etc.

Se o seu filho se divertir muito e praticar um exercício não tradicional, a aula de circo cumpre muito bem essa função.

Quer conhecer essa modalidade? Agende uma aula experimental e prepare-se para a diversão.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome