O Novembro Azul nasceu com o objetivo de incentivar os homens a cuidarem da saúde e a adotarem medidas para a prevenção do câncer de próstata. Ele é o tipo mais comum entre os homens e é a causa da morte de 28,6% da população masculina. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos devido a doença.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já se tornaram bem avançados, dificultando a sua cura. Esses sintomas são:
- dores nos ossos;
- vontade de urinar com frequência;
- dor ao urinar;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Existe algum fator de risco para a doença?
A incidência da doença costuma ser maior em homens que possuem obesidade e histórico familiar de câncer de próstata.
Diagnóstico precoce
A forma mais eficaz para garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. E isso deve acontecer através dos exames preventivos. Mesmo quando não existem sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou de 50 anos sem os fatores devem ir ao urologista se informar e realizar o exame de toque retal. Por meio dele, o médico avalia as alterações da glândula como: endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Existe também o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), com resultado mais preciso.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita do câncer, como biópsias e ultrassom transretal. A partir da comprovação da doença, o médico seguirá com o tratamento mais adequado.
Ou seja, é importantíssimo que os homens não deixem esses exames de lado e procurem um urologista o quanto antes.
E os exercícios físicos?
Estudos científicos comprovam que as atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata do tipo agressivo ou avançado. Elas atuam indiretamente na prevenção por influenciarem no sobrepeso ou diferentes graus de obesidade – uma das principais causas da doença. Combinando exercícios regulares com uma dieta saudável de frutas, verduras e legumes, a prevenção é ainda mais eficaz.
Por isso, além de se conscientizar sobre o cuidado com sua saúde e fazer os exames preventivos do câncer de próstata, encontre uma atividade física para realizar regularmente e reduza os seus riscos. 😉
Estudos científicos comprovam que as atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata do tipo agressivo ou avançado. Elas atuam indiretamente na prevenção por influenciarem no sobrepeso ou diferentes graus de obesidade