Home SAÚDE Alergia emocional: como os exercícios podem ajudar?

Alergia emocional: como os exercícios podem ajudar?

112
0
A alergia emocional é uma reação alérgica na pele desencadeada por estresse e ansiedade, uma condição frequentemente subestimada. No texto, é ressaltado que o tratamento eficaz para alergias emocionais envolve uma abordagem multidisciplinar com a ajuda de dermatologistas, psicólogos e psiquiatras, e destaca o papel benéfico das atividades físicas regulares na manutenção do equilíbrio emocional e no manejo dessa condição.

Você já ouviu falar em alergia emocional? 

Em meio à agitação do dia a dia, é comum nos depararmos com situações de estresse e ansiedade e elas podem desencadear reações no nosso corpo.

É bem comum encontrar pessoas que desenvolvem enxaquecas, têm febre ou dores musculares por conta da tensão desses quadros, mas o nosso corpo se comporta de maneiras diferentes e por muitas vezes ignoramos ou subestimamos a alergia emocional. 

Trata-se de uma alergia na pele, emocional, ou seja, que surge nos momentos de estresse e que exige um cuidado multidisciplinar para que seja efetivamente tratada.

Embora a consulta a profissionais como dermatologistas, psicólogos e psiquiatras seja essencial, a prática regular de atividades físicas pode se mostrar uma poderosa aliada nesse processo de busca pelo equilíbrio emocional e consequentemente, no tratamento de alergias emocionais. 

Leia também:

Qual a melhor atividade física para ansiedade 

O que é alergia emocional?

A alergia emocional é uma resposta do corpo a momentos de alto estresse e ansiedade.

Ao contrário das alergias comuns, desencadeadas pelo contato com agentes irritantes específicos, como poeira, fumaça, mofo ou substâncias particulares, a alergia emocional não possui uma causa física.

A nossa pele é particularmente sensível às nossas condições psicológicas. O arrepio é uma prova disso, é comum sentir arrepios de frio (causa física) ou por medo (causa psicológica), por exemplo. 

Emoções intensas podem provocar o surgimento ou agravamento de condições como urticária, psoríase, dermatite atópica e vitiligo.

A alergia emocional pode se manifestar em diversas áreas do corpo, mas é mais comum em áreas como: mãos, rosto, couro cabeludo, articulações e mucosas. 

Alergia emocional: sintomas comuns

A alergia emocional é uma reação da pele a altos níveis de estresse e ansiedade, não desencadeada por agentes físicos como nas alergias comuns, mas por condições psicológicas. Essa condição pode levar ao aparecimento ou exacerbação de problemas dermatológicos como urticária, psoríase, dermatite atópica e vitiligo, com sintomas como coceira, vermelhidão, erupções, inchaço, descamação e alterações na textura da pele, frequentemente manifestando-se em mãos, rosto, couro cabeludo, articulações e mucosas. A abordagem de tratamento deve focar tanto nos sintomas quanto nas causas emocionais subjacentes.

Os sintomas da alergia emocional na pele podem variar, mas alguns são mais comuns do que outros. 

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Erupções cutâneas;
  • Inchaço;
  • Descamação da pele;
  • Sensibilidade; 
  • Alteração na textura da pele. 
Os sintomas da alergia emocional na pele podem variar, mas alguns são mais comuns do que outros. 
Coceira;
Vermelhidão;
Erupções cutâneas;
Inchaço;
Descamação da pele;
Sensibilidade; 
Alteração na textura da pele.

É importante destacar que, embora os sintomas possam ser evidentes na pele, nestes casos, a origem do problema está enraizada a questões emocionais e psicológicas. Então, é importante tratar não somente os sintomas, mas a causa. 

Como tratar alergia emocional?

O tratamento da alergia emocional requer uma abordagem abrangente. Consultar um dermatologista é um passo importante, para identificar as características específicas da condição cutânea.

Além disso, é fundamental iniciar tratamentos para depressão, estresse e ansiedade com psicólogos e psiquiatras a fim de tratar a causa do problema de forma mais efetiva. 

Ok, mas e a atividade física? 

A prática regular de exercícios e esportes também desempenha um papel vital nesse processo.

Os exercícios não atuam diretamente na alergia emocional, mas contribuem para a manutenção do equilíbrio emocional, auxiliando no controle do estresse e ansiedade, fatores desencadeantes da alergia. É uma peça fundamental no quebra-cabeça do bem-estar integral.

Exercícios que podem ajudar no tratamento

Por mais que nenhum exercício seja uma cura definitiva para a alergia emocional, alguns tipos de atividades físicas podem ser especialmente benéficas para promover a saúde emocional e, por consequência, auxiliar na redução das aparições dos sintomas das alergias. 

  • Corrida

A corrida não só melhora a saúde cardiovascular, mas também libera endorfinas, neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais e promovem a sensação de bem-estar.

  • Ciclismo

Pedalar não apenas fortalece os músculos, mas também proporciona um senso de liberdade e relaxamento, contribuindo para a redução do estresse.

  • Yoga

A prática milenar do yoga combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, promovendo equilíbrio emocional e relaxamento profundo. Pode ser praticada por todos, inclusive gestantes e idosos. 

  • Pilates

Além de proporcionar alívio da dor física e tensão muscular, o pilates ajuda a aliviar sinais de estresse, favorecendo a saúde mental.

Mas lembre-se, a escolha da atividade física deve ser personalizada, levando em consideração as preferências individuais e as condições de saúde. O importante é encontrar algo que proporcione prazer e bem-estar.

E não se preocupe, alergia emocional não é contagiosa, portanto você pode continuar frequentando a academia sem problemas e realizando as atividades que mais gosta. 

Experimente: 

Ginástica de relaxamento

Cuide da sua saúde mental 

O seu corpo emite alertas que informam que o seu emocional está instável. Eles estão interligados e você precisa dar atenção tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. 

A prática regular de atividades físicas, mesmo não sendo uma solução direta, desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio emocional.

Então, da próxima vez que sentir os efeitos da alergia emocional, considere não apenas o cuidado com a pele, mas também o cuidado com sua saúde psicológica. 

Seja por meio de uma corrida revigorante, uma sessão de yoga serena ou qualquer outra atividade que o faça sentir-se bem, os exercícios podem ser seus aliados na jornada para uma vida mais equilibrada e saudável.

Como começar na academia

Cia Athletica é saúde completa!

Atividade física também é saúde mental, mas o ideal é iniciar com acompanhamento profissional adequado, para que tudo flua de maneira leve e resultados mais efetivos.

Além disso, os nossos profissionais de Educação Física podem preparar treinos personalizados, de modo que atenda às suas características, necessidades e objetivos.

Na Companhia Athletica você vai encontrar conforto e comodidade, temos em um só lugar mais de 20 modalidades, entre atividades de força e aeróbicas. Escolha o que mais te deixa confortável e feliz. 

Encontre a Cia Athletica mais próxima de você e faça uma visita.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome