Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Calistenia: o que é, como praticar e quais os benefícios?

Calistenia: o que é, como praticar e quais os benefícios?

32
0
A calistenia é uma modalidade de exercício que utiliza o peso do próprio corpo como resistência, oferecendo uma maneira desafiadora e eficaz de alcançar uma vida mais saudável. Essa prática foca em movimentos simples como flexões, barras e agachamentos, sem a necessidade de máquinas ou halteres. Este artigo se propõe a explorar os fundamentos da calistenia.

Se você busca uma maneira desafiadora e eficaz de alcançar uma vida mais saudável, a calistenia pode ser a resposta que você procura.

Essa prática, que ganha cada vez mais adeptos, oferece uma abordagem única para o condicionamento físico.

Neste artigo, vamos explorar o que é a calistenia, como começar, os benefícios incríveis que ela proporciona e alguns exercícios para impulsionar seus treinos.

Calistenia: o que é?

Calistenia é uma forma de se exercitar usando o próprio peso do corpo como resistência. Em vez de máquinas e halteres, você faz movimentos simples como flexões, barras e agachamentos.

Essa prática é realizada desde a  Grécia antiga e é ótima para ganhar força, flexibilidade e coordenação. A melhor parte? Você pode fazer em qualquer lugar, sem precisar de equipamentos especiais, mas também é possível fazer no ambiente de academia. 

Além de deixar os músculos mais fortes, os exercícios de calistenia ajudam no desenvolvimento da consciência corporal e dão um visual atlético. Cada vez mais popular, a calistenia não é só um exercício, é um jeito simples e eficiente de se manter em forma.

Como começar na calistenia?

Agora que já entendemos o que é a calistenia, vamos entender por onde começar. Não é só sair por aí fazendo os movimentos de qualquer maneira, não. 

Apesar disso, a beleza da calistenia está na simplicidade e na adaptabilidade. Qualquer pessoa pode começar, independentemente do nível de condicionamento físico.

Para iniciantes, é recomendável começar com exercícios básicos, como flexões e agachamentos, esses exercícios podem ser realizados no chão, sem necessidade de barras, o que pode ajudar a evitar quedas e lesões.

O importante é progredir gradualmente, ajustando a intensidade conforme a evolução pessoal.

Peça ajuda a um profissional da área de Educação Física para montar um treino que atenda ao seu condicionamento físico. 

Leia também:

Como começar na academia

Benefícios da calistenia

Melhora da força e resistência muscular

A calistenia trabalha todos os principais grupos musculares, promovendo um aumento notável da força e resistência.

Flexibilidade aprimorada

Os movimentos amplos e controlados da calistenia contribuem para o aumento da flexibilidade, proporcionando mais agilidade nos movimentos do dia a dia.

Aumento do controle corporal

Como os exercícios exigem movimentos precisos e coordenados, ele aprimora a coordenação e o controle corporal, além de ajudar a definir os músculos. 

Treino cardiovascular

Muitos exercícios de calistenia são intensos, oferecendo benefícios cardiovasculares e ajudando na queima de calorias.

A combinação de intensidade e respiração auxilia a eliminar aquela gordurinha indesejada. 

Economia de tempo e recursos

A calistenia dispensa a necessidade de equipamentos sofisticados, permitindo que você treine em qualquer lugar, a qualquer momento, economizando tempo e recursos.

Mas a calistenia não dispensa o conhecimento dos profissionais de Educação Física, por isso que iniciar a prática nas academias é mais efetivo e seguro, minimizando a chance de movimentos errados, quedas e lesões. 

Calistenia: exercícios são para qualquer nível

Quando falamos que o treino de calistenia é simples de ser executado, não estamos falando de fato sobre o treino, já que ele possui movimentos simples e complexos para qualquer nível. 

Isso se refere apenas ao fato desse treino não exigir muitos equipamentos, podendo ser realizado em qualquer lugar. 

  • Flexões: um exercício básico, mas poderoso, que trabalha peito, ombros e tríceps. É possível variar as posições, ritmo e movimentos para intensificar o treino.
  • Agachamento: essenciais para fortalecer pernas e glúteos, os agachamentos podem ser adaptados conforme seu nível de habilidade. 
  • Barra fixa: ideal para trabalhar costas, ombros e braços. Existem variações para alunos iniciantes e avançados nessa modalidade.
  • Prancha: excelente para fortalecer o core, a prancha é um exercício estático que desafia a resistência muscular, como a posição não oferece muito apoio, todo o esforço para se manter na posição correta é uma luta do seu corpo contra si mesmo. 

Calistenia para iniciantes é na Cia Athletica 

A calistenia oferece uma abordagem única e desafiadora para aprimorar sua saúde física.

Seja você um iniciante buscando uma introdução ao mundo do condicionamento físico ou um entusiasta experiente, a calistenia se adapta às suas necessidades.

Na Cia Athletica, temos os profissionais mais capacitados para te auxiliar no momento correto, para que você treine no seu ritmo e obtenha os melhores resultados.

Além disso, há diversas modalidades que você pode fazer para potencializar os resultados. Agende uma visita!

Leia a seguir:

Como medir gordura corporal

Exercícios para coluna

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome