Home SAÚDE Falta de energia: invista em exercícios para acabar com esse mal

Falta de energia: invista em exercícios para acabar com esse mal

31
0
Acordar com falta de energia pode tornar atividades cotidianas como levantar-se, trabalhar e exercitar-se especialmente desafiadoras, afetando o bem-estar. Muitos compartilham esse sentimento de desânimo, mas a prática regular de exercícios físicos pode ser uma solução eficaz. A falta de energia pode ter várias causas, incluindo estresse, má alimentação, sono inadequado e problemas de saúde. Identificar a causa é essencial, pois, embora uma indisposição ocasional possa ser normal, a falta de disposição frequente e prolongada pode indicar um problema de saúde mais grave.

Você já acordou pela manhã sentindo aquela falta de energia que parece impossível de superar? Tudo nesses dias é mais difícil, levantar da cama, trabalhar, malhar… 

A indisposição para encarar o dia pode afetar nossas atividades diárias e comprometer nosso bem-estar.

Se você está familiarizado com essa sensação, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas enfrentam desânimo e falta de vigor físico, mas a boa notícia é que existe uma solução ao alcance de todos: a prática regular de exercícios físicos.

O que causa falta de energia?

É importante entender as possíveis causas da falta de energia. Fatores como o estresse, má alimentação, falta de sono adequado e até mesmo questões de saúde podem contribuir para esse problema.

Identificar a origem é o primeiro passo para superar a falta de disposição. Quando ocorre em períodos espaçados e logo vai embora, pode não ser algo problemático, porém, quando essa indisposição é duradoura e acontece com certa frequência, aí sim pode ser algo mais sério. 

Mas independente da forma, o seu bem-estar é prioridade e, por isso, o ideal para identificar as causas é o acompanhamento com profissionais da saúde. 

O que é bom para falta de energia no corpo? 

Ter hábitos saudáveis é fundamental para combater a sensação de falta de energia. Alimentação balanceada, sono de qualidade e hidratação adequada são medidas importantes.

Além disso, vale a pena considerar suplementos vitamínicos, sempre sob orientação médica, no caso de alguma taxa estar desregulada. 

Com a vida agitada e cheia de momentos imprevisíveis é muito comum que a gente abra mão de uma refeição completa e saudável, ou acabe abdicando do sono necessário para recuperar as energias. Por isso, é importante ter uma rotina a ser seguida, com horários definidos e cardápios planejados.

Exercícios para recuperar o pique

A prática regular de exercícios físicos é um dos melhores remédios para quem enfrenta desânimo e falta de vigor.

Considere dedicar um tempo do seu dia para prática de atividades físicas, como começar na academia, ou fazer caminhadas na rua. 

Caminhadas leves

Faça caminhadas curtas, aumentando gradualmente a intensidade. Tente mudar o cenário que você costuma fazer e conhecer caminhos novos, o contato com a natureza também contribui para a sensação de bem-estar.

Yoga

Além de promover o equilíbrio físico, a yoga é excelente para relaxamento mental. As posturas e a respiração podem ajudar a recarregar suas energias.

A falta de energia no corpo acaba ficando em segundo plano durante esses exercícios, o ideal é você ter a disciplina de iniciar. 

Aulas de dança

Além de divertidas, as aulas de dança são uma maneira prazerosa de se exercitar. Escolha um estilo que te anime e dance! 

Por mais que pareça difícil iniciar uma atividade vigorosa como essa, tente fazer em grupo, com mais pessoas e o calor humano, a animação e disposição são garantidas. 

Treinos Intervalados

Esses treinos curtos e intensos são eficazes para queimar calorias e melhorar o condicionamento físico, sem exigir muito tempo.

Ele exige certo esforço, mas são curtos e você pode fazer no ritmo que a sua disposição permitir. 

Outros cuidados para acabar com a falta de energia

Além dos exercícios, alguns cuidados adicionais podem impulsionar sua disposição diária. Mas lembre-se de que esses hábitos devem ser mantidos a longo prazo para garantir uma melhora significativa. 

Qualidade do sono

Garanta um sono reparador, mantendo uma rotina de horários para dormir e acordar. Evite cochilos antes da hora de dormir e prefira ambientes escuros e silenciosos. 

Por pelo menos meia hora antes de dormir, evite ficar em frente a aparelhos eletrônicos como TV, celular, tablet. 

Alimentação balanceada

Priorize alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, proteínas magras e carboidratos complexos.

Evite o consumo excessivo de alimentos processados e açúcares e comidas com excesso de gordura. 

Hidratação adequada

A falta de água pode levar à sensação de cansaço, falta de vigor físico, energia e mal estar. Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia.

Check-up médico

Para uma saúde completa e livre da falta de energia, realize exames de rotina para verificar seus níveis vitamínicos e identificar possíveis doenças. 

A reposição vitamínica e o tratamento adequado podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida. 

Momentos de relaxamento

Reserve um tempo para atividades que promovam o relaxamento, como leitura, meditação ou hobbies que você aprecie.

Saiba mais: 

Ginástica de relaxamento

Falta de energia: comece na Cia Athletica 

Investir em sua saúde física e mental é um passo importante para superar a falta de energia e desânimo.

Lembre-se de que pequenas mudanças na rotina diária podem ter um impacto significativo em sua disposição, então que tal vir fazer uma visita aqui na Cia Athletica? 

Por aqui, temos mais de 50 programas e treinos diferentes entre dança, práticas esportivas e academia. 

Nossos educadores físicos realizam avaliações com os alunos, para identificar suas necessidades, assim como avaliar características físicas, limitações, histórico de saúde, consumo calórico, entre outras coisas.

Todas essas informações são importantes para que você receba um plano de treino adequado.

Agende sua visita e mande embora a falta de energia. 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome