A dor nas costas é uma realidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial já sofreu ou ainda sofre com dores nas costas.
Algumas origens das dores nas costas são: má postura, origem muscular como – cansaço, stress (que deixa os músculos contraídos) –, levantamento de peso que é executado de forma inadequada, além de falta de atividade física e sobrepeso.
Você passa muitas horas sentado? Quem precisa ficar muito tempo sentado deve ter cuidados específicos. Segundo o Ortopedista Dr Luiz Angelo Vieira do FCMS – PUC/SP, “a pior posição para a coluna é a sentada, pois há maior pressão sobre os discos”.
Então, faça pausas a cada hora para circular pelo escritório, além de alongamento. Coloque alarme em seu celular ou lembrete no seu calendário para não se esquecer. Pode parecer “bobo”, mas as melhoras na qualidade da sua vida serão perceptíveis em pouquíssimo tempo.
 

Principais atividades para aliviar e tratar as dores nas costas:

 
Fortalecimento do Core
O core compreende a região central do corpo. Quando fortalecemos esta região, aumentamos a estabilidade da lombar e, por consequência, diminuímos a sobrecarga em outras estruturas.
fortalecimento-core
 
Pilates
O pilates alonga, realinha, fortalece e traz flexibilidade à coluna, sendo um excelente aliado à reeducação postural e ao tratamento de dores nas costas. Inclusive, é uma atividade recomendada para todas as idades e até mesmo para gestantes.
pilates
 
Natação
A natação é uma das atividades mais indicadas para quem tem problemas na coluna. Durante uma aula de natação, braços, pernas, pescoço e abdômen são exercitados ao mesmo tempo e isso faz com que a cinta muscular ao redor da coluna seja altamente trabalhada. Além disso, a água empurra o corpo ajudando a alinhar as vértebras naturalmente.
natacao
 
Musculação
A musculação é um grande aliado para fortalecer os músculos das costas e abdômen. Além disso, é muito importante que quem sofre de dores nas costas fortaleça também as pernas. Quando os membros inferiores estão fortalecidos, eles amortecem parte do impacto que poderia ficar na coluna.
musculacao
É importante ressaltar que essas não são as únicas atividades sugeridas e que, em todos os casos, o seu médico deve ser consultado. A matéria traz pontos gerais, sem levar em conta o histórico individual. 😉

Para conhecer as atividades mencionadas e todas as outras que a CIA Athletica oferece, agende sua visita. Vai ser um prazer poder ajudá-lo a recuperar o seu bem-estar e cuidar da sua saúde.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome