O equilíbrio entre corpo, mente e emoção são os pilares essenciais para um estilo de vida saudável. E em todos eles os exercícios físicos têm papel fundamental.

O equilíbrio entre corpo, mente e emoção é essencial para um estilo de vida saudável. E os exercícios físicos têm papel fundamental entre cada um deles.  

Saiba mais a seguir sobre estilo de vida saudável e seus benefícios à saúde.

O que é estilo de vida saudável?       

O conceito de estilo de vida saudável é amplo e inclui vários aspectos da vida e cada um deles influencia diretamente nossa saúde. Cultivar um estilo de vida saudável é cuidar do corpo físico, da mente e das emoções.  

Ter hábitos saudáveis desde jovem ajuda na qualidade de vida, no bem-estar, na prevenção de doenças e maior longevidade.

Leia mais sobre:

Como ter um estilo de vida saudável? 

Faça a higiene do sono regularmente

A qualidade e a regularidade do sono é um dos principais hábitos de vida saudável. Principalmente devido ao ritmo da vida moderna, é necessário fazer diariamente um ritual de higiene do sono, como:

  • Uma hora antes de dormir, desligue todos os aparelhos eletrônicos. Se possível, não deixe o celular na cabeceira da cama;
  • O quarto deve estar com a temperatura ideal, nem quente nem fria. A dica é colocar cortinas blackouts para que o ambiente fique bem escuro;
  • Não vá para cama de estômago cheio, faça a última refeição do dia cerca de duas horas antes de dormir;
  • Caso tenha distúrbios do sono como apneia ou esteja na menopausa, procure um médico especialista;
  • É bom evitar praticar exercícios intensos algumas horas antes de dormir. Entretanto, caminhada ou yoga podem ajudar;
  • Desligue-se: fazer meditação acalma a mente e, consequentemente, ajudará na qualidade do sono.
Os exercícios físicos são fortes aliados da saúde mental. Sua prática regular favorece o aumento da produção de hormônios, como a endorfina, serotonina e ocitocina, que interferem de maneira positiva no humor e nas emoções.

Ter um hobby (ou vários!)

Um estilo de vida saudável também inclui prazer. A sugestão é encontrar hobbies no qual possa desligar-se dos problemas do dia a dia.  

Por exemplo, muitas pessoas se encontraram nos esportes radicais, como asa-delta, bicicross/BMX, motocross, balonismo, surf, paraquedismo, rafting, mountain biking, escalada, trekking, mergulho, parapente e skate.  

Encontre uma atividade física para chamar de sua

Ter um corpo ativo é tão fundamental quanto ter um hobby. E o estilo de vida saudável está totalmente ligado à prática de exercícios físicos.

Os exercícios físicos são fortes aliados da saúde mental. Sua prática regular favorece o aumento da produção de hormônios, como a endorfina, serotonina e ocitocina, que interferem de maneira positiva no humor e nas emoções.

Além de prevenir e amenizar transtornos como ansiedade e depressão. Sem contar que melhoram também a autoestima.  

O cérebro também só tem a ganhar com a atividade física, que favorece o desempenho de atividades que exigem lógica, criatividade e capacidade cognitiva (como memória, concentração, foco e reflexos).

Quando se faz exercícios físicos, as chances de sofrer com doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cânceres é muito menor.

Aprenda a lidar com o estresse

Infelizmente, a forma de viver da sociedade atualmente é um gerador de estresse muito grande. São inúmeros desafios, sejam pessoais ou profissionais. E quando nos damos conta, estamos imersos em um estado de espírito de estresse.

Por isso, o autoconhecimento e manter um estilo de vida saudável é o melhor caminho para lidar com esse mal que atinge dez entre dez pessoas.

Os exercícios físicos que envolvam a musculação e cardio são excelentes ferramentas no combate ao estresse. Atividades que envolvam a respiração (e aprender a respirar), como meditação e yoga, ajudam a focar no momento presente e a diminuir a ansiedade. 

Alimentação saudável e balanceada  

Manter uma alimentação saudável é uma das melhores formas de garantir qualidade de vida, afinal, ela faz nosso corpo funcionar adequadamente e, também, ajuda na prevenção de doenças, a retardar o envelhecimento, a ter equilíbrio hormonal, melhora do humor e aumenta a energia.

É essencial um acompanhamento profissional adequado. 

A Cia Athletica, sua melhor companhia

A Cia Athletica tem uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada em todas as suas unidades.

Você será atendido por um professor que realmente entende da atividade que escolher e que está preparado para ajudar a ter um estilo de vida saudável.

Conheça a Cia mais perto de você e agende uma aula experimental.

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você! Agende sua aula

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome