Um dos principais exercícios da musculação para treino posterior de ombro é a remada curvada, que combina os movimentos de extensão do ombro e flexão do cotovelo.

Um dos principais exercícios da musculação para treino posterior de ombro é a remada curvada. Esse exercício multiarticular para hipertrofia combina dois movimentos importantes: a extensão do ombro e a flexão do cotovelo.

O exercício ajuda, inclusive, em situações bem reais do dia a dia, como acontece quando você precisar puxar um objeto em direção ao seu corpo. 

Além disso, se você trabalha o dia inteiro sentado, com os ombros arqueados para frente, a remada curvada é excelente para a postura, pois traz os ombros para trás.

Conheça mais a seguir para que serve e como fazer corretamente esse exercício essencial da musculação. 

O que é remada curvada?

A remada curvada é um exercício que executa toda a parte dorsal do tronco por meio dos movimentos de extensão do ombro, adução escapular e flexão do cotovelo.

Como é um exercício composto, a remada curvada exige trabalho de diversos músculos para a execução do movimento de puxar, atuando também no core e antebraço. 

Músculos ativados na remada curvada:

  • Trapézio (porção média e inferior);
  • Infraespinhal;
  • Romboides;
  • Latíssimo do dorso;
  • Deltoide posterior;
  • Redondo menor;
  • Redondo maior;
  • Bíceps braquial;
  • Braquial braquirradial. 

Esse é um dos exercícios de costas que usa o peso livre. Por causa da posição curvada, o movimento ativa o dorso, trapézio (porção média e inferior), romboides, deltoide, bíceps braquial, serrátil, entre outros. 

Vantagens da remada curvada

  • Aumenta a hipertrofia muscular na região dorsal;
  • Melhora a produção de força e amplitude;
  • Aumenta a estabilização e equilíbrio;
  • Melhora a funcionalidade em geral;

Você também pode substituir por remada na polia, remada de máquina sentado, remada halteres ou remada na barra T.

Leia mais sobre:

Os tipos de remada curvada

São diversos tipos de remada curvada, entre eles temos com halteres, barra, polia ou cross.

Confira os tipos de pegada remada curvada

São três tipos mais comuns de pegadas para esse exercício, sendo que cada uma  trabalha de forma diferente os músculos das costas, dos braços e dos ombros.

Entretanto, somente o professor ou personal trainer pode indicar as melhores opções para seu objetivo de treino. 

  • Remada curvada pronada: ativa os músculos do meio das costas, como o trapézio e os rombóides, além dos bíceps e antebraços. A remada curvada pegada pronada oferece maior estabilidade nos ombros, o que evita lesões;
  • Remada curvada supinada: é mais focado no trabalho dos bíceps e dos músculos da região inferior, como o grande dorsal e o eretor da espinha. A remada curvada pegada supinada é boa aos que querem fortalecer bíceps;
  • Remada curvada neutra: trabalha os músculos das costas, principalmente a região superior das costas e ombros. A pegada neutra é ideal para aqueles com problemas nos ombros ou punhos, pois a posição impõe menos estresse nessas áreas.

Como fazer remada curvada?   

Primeiro é de suma importância seguir a orientação de um profissional qualificado, que também irá fazer uma avaliação dos seus objetivos e de seu biotipo. Além de indicar o número de séries e repetições de acordo com seu nível.

Como esse é um exercício complexo e contraindicado para aqueles que possuem restrições articulares e na região lombar, deve-se ter acompanhamento. A postura nesse exercício é fundamental.

Veja a maneira certa de executar a remada curvada com barra, por exemplo: 

  1. Fique de pé com as pernas levemente afastadas;
  2. Os pés devem estar posicionados na largura dos ombros;
  3. Incline o tronco para a frente, de acordo com o nível de flexão indicado pelo professor;
  4. Segure a barra de forma que a coluna fique estável;
  5. Agora puxe a barra em direção à região abdominal, fazendo movimento de flexão dos cotovelos e fechamento das escápulas;
  6. Importante: não ultrapasse o cotovelo da linha do ombro para não diminuir a atividade muscular do latíssimo do dorso;
  7. Por fim, inicie a descida com os cotovelos totalmente estendidos, e faça o movimento de maneira controlada até abrir as escápulas.

A Cia Athletica com você

O conceito da Companhia Athletica “gente cuidando de gente” e a missão “ajudar as pessoas a estar bem fisicamente e a fazer amigos, sempre” se traduzem por meio dos melhores profissionais de Educação Física que temos.

A Cia Athletica é uma academia completa. Além de oferecer um ambiente saudável e equipamentos de última geração, os professores montam treinos completos e individualizados, conforme objetivo de cada aluno.  

Venha treinar com a gente.

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você! Agende aqui

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome