Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu uma dorzinha na coluna. A verdade é quem em todos os momentos, estamos expostos a situações que podem colocar a saúde da nossa coluna em risco. Basta uma noite mal dormida, levantar um peso além da conta para você, fazer um movimento brusco, sentir um torcicolo, passar o dia sentado sem prestar atenção na postura. Tudo isso pode levar àquele desconforto que só quem já passou sabe.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde e IBGE, 18,5% da população tem uma doença crônica na coluna como a hipercifose, lordose, artrose, escoliose ou hérnia de disco. Os números são alarmantes e a maioria dos casos de dor na coluna está relacionada à má postura e a contraturas musculares que são resolvidas facilmente. Os casos de doenças mais sérias são menos frequentes.
Ou seja, já passou da hora de você tomar algumas atitudes para cuidar bem da sua coluna. Pensando nisso, hoje separamos 5 dicas para você evitar dores relacionadas à má postura ou também complicações na lombar e proteger a sua coluna. Vamos lá?
1 – Atenção para a postura
Sempre preste atenção em sua postura. Esteja em pé, sentada, trabalhando, carregando peso. A maneira como você mantém sua postura desalinhada pode ser muito prejudicial à sua coluna. Então mantenha todas as curvaturas da coluna sem enfatizar nenhuma. Ex: se ficar curvado para digitar está aumentando excessivamente a curvatura chamada cifose e geralmente sentirá desconforto no pescoço.
2 – Não ignore as dores
Caso você esteja sentindo dores, não hesite em procurar ajuda médica. Às vezes pode ser uma coisa simples e passageira, mas outras você precisará de um auxílio para voltar a ficar 100%.
3 – Mude o seu jeito de dormir
Use um colchão ortopédico ou semi ortopédico que esteja de acordo com seu peso e sua altura. Mantenha a sua cabeça e pescoço totalmente apoiados no travesseiro e alinhados ao corpo, se possível de lado. Ombros e pernas também precisam estar alinhados, por isso use duas almofadas ou um travesseiros extras entre as pernas e os braços.
4 – Faça alongamento e auto-massagem
Quem tem uma rotina de ficar muito tempo sentado, precisa mexer o corpo de hora em hora. Um pequeno alongamento e/ou massagem já é suficiente para descansar sua coluna.
5 – Faça exercícios físicos
Praticar exercícios regularmente ajuda no fortalecimento da musculatura do CORE (músculos que dão estabilidade na coluna) e previne o desgaste prematuro dela. Caminhada, yoga, pilates e musculação também são ótimas pedidas!
E aí, anotou as dicas? Esperamos ter te ajudado! 😉
Fonte:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53256-postura-saiba-como-cuidar-da-saude-da-coluna
https://vivabem.uol.com.br/listas/10-dicas-para-manter-a-coluna-jovem-por-mais-tempo.htm

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome