Existe uma verdade sobre a maternidade que todo mundo concorda: é uma jornada transformadora. Desde a gestação, vemos mulheres mudarem totalmente as suas prioridades e fazerem tudo o que está ao seu alcance para garantirem que o bebê esteja saudável.
Durante a gravidez, é muito comum que as mães se cuidem muito para garantirem que sejam uma boa casinha para seus bebês se formarem. Isso inclui boa alimentação, horas de sono controladas, stress evitado, exercícios físicos em dia, massagens e mais uma lista enorme de possibilidades para que passem por uma gravidez saudável e tranquila.
Mas aí o bebê nasce. Automaticamente, as mães se colocam em segundo lugar e aquele serzinho pequenininho é o primeiro da fila. Nada mais justo, é claro, pois ele precisa de 100% da atenção. Os primeiros dias são aqueles de repouso para se recuperar do parto e o corpo ir retomando suas atividades normais. Mas logo após, se tudo estiver indo bem e o médico der o sinal verde, já é hora de voltar o foco um pouquinho para você, mamãe.
Veja algumas dicas simples que preparamos para você colocar em prática o mais rápido que puder. E todas elas não vão tomar seu tempo por completo. Assim, você cuida de si sem deixar seu bebê de lado. Legal, né?
– Consultas em dia
O seu corpo passou por MUITAS mudanças ao longo da gestação e todas as consultas e exames feitos durante o pré-natal garantiram que vocês dois estivessem bem. Porém, muitas mulheres relaxam depois de parir e não retornam mais ao médico. Vá às consultas ginecológicas, nutricionista, dermatologista e qualquer outro profissional que julgue importante. Sua saúde precisa estar em dia para sua energia estar lá em cima para cuidar do seu filho. Lembre-se sempre: mamãe saudável, bebê saudável.
– Tempo para você
Passados os primeiros dias em que você ficava 100% do tempo com o bebê no colo ou de pé no berço vigiando o soninho dele, com certeza já tem mais confiança para deixá-lo um pouquinho no quarto, no carrinho ou com alguém de confiança, certo? Nesse tempo livre, faça algo que goste. Pode ser a leitura de um livro, um banho demorado, uma caminhada no bairro, assistir a alguma série. Qualquer coisa que faça você se conectar consigo mesma. Isso vai te ajudar a descansar a mente e o corpo também para quando seu bebê precisar de você novamente.
– De olho na alimentação
O tempo é corrido, sabemos. Mas não deixe sua alimentação de lado. Principalmente se estiver amamentando. Tente fazer todas as refeições do dia de maneira leve e saudável. Uma besteirinha ou outra está liberada de vez em quando, mas sem enfiar o pé na jaca, ok?
– Volte aos exercícios
Seu médico te liberou para fazer exercícios? Então é hora de escolher uma modalidade para se jogar. Isso vai te ajudar a voltar ao seu peso, a mexer seu esqueleto de novo e ainda vai trazer descanso para sua mente. Você pode escolher um horário em que seu bebê está na escolinha, com o papai ou algum cuidador.
A Cia Athletica está cheia de opções de aulas para as mamães. Basta encontrar a ideal para você. Dá para começar com os exercícios aeróbicos como musculação, alongamento, yoga ou pilates que vão te ajudar na ativação da circulação sanguínea e a perder os quilos a mais. Hidroginástica e natação também são ótimas escolhas para sua recuperação pós-parto. Elas trabalham movimentos leves na água que aliviam inchaços e relaxam as tensões. Outra aula bem procurada pelas mamães é o LPF (Low Pressure Fitness), que ajuda a tonificar e a recuperar a região do períneo, reposiciona os órgãos, previne a incontinência urinária e ainda ajuda você a mandar embora a diástase.
Viu só como dá para conciliar a vida de mãe sem deixar de cuidar de si mesma? É só colocar as sugestões em prática e melhorar ainda mais o seu estilo de vida! 😉
Fonte: https://www.macetesdemae.com/10-dicas-para-voce-voltar-a-cuidar-de-si/ https://bebe.abril.com.br/gravidez/barriga-no-pos-parto-18-dicas-para-voltar-a-forma/ https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Pos-parto/noticia/2013/07/6-cuidados-fundamentais-que-mulher-deve-ter-apos-o-parto.html

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome