O excesso de peso pode chegar a 68% entre os brasileiros até 2030, ou seja, sete entre 10 pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro. O aumento do percentual de gordura é preocupante, no qual a causa tem muito a ver com a atual maneira de viver, trabalhar, comer e divertir-se.

Saiba mais a seguir sobre o percentual de gordura e como diminuir.
Diferença entre a gordura visceral e a subcutânea
A gordura visceral se acumula bem embaixo da camada dos músculos, na cavidade abdominal, próxima aos órgãos vitais, sendo a mais perigosa para a saúde
Já a gordura subcutânea fica logo abaixo da pele. Sabe aquele culote, aquela “pochetezinha” que incomoda a gente quando nos olhamos no espelho?
O acúmulo da gordura acontece por causa dos maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de carboidratos simples, alimentos processados ricos em gorduras e açúcares, que são associados ao sedentarismo. 
Além de várias doenças que a gordura visceral pode causar, ela também aumenta a resistência à insulina, que está ligada à baixa qualidade do sono e aos altos níveis do hormônio cortisol, causando aumento do peso e da circunferência abdominal.
Alerta vermelho: ficar sem atividade física faz mal à saúde.

O excesso de peso pode chegar a 68% entre os brasileiros até 2030, ou seja, sete entre dez pessoas, e a de obesidade a 26%, ou uma a cada quatro. O aumento do percentual de gordura é preocupante. A causa disso tem muito a ver com a atual maneira de viver, trabalhar, comer e divertir-se.

Saiba mais a seguir sobre o percentual de gordura e como diminuir.

Diferença entre a gordura visceral e a subcutânea

A gordura visceral se acumula bem embaixo da camada dos músculos, na cavidade abdominal, próxima aos órgãos vitais, sendo a mais perigosa para a saúde

Já a gordura subcutânea fica logo abaixo da pele. Sabe aquele culote, aquela “pochetezinha” que incomoda a gente quando se olha no espelho?

Além disso, o acúmulo da gordura acontece por causa dos maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de carboidratos simples, alimentos processados ricos em gorduras e açúcares, que são associados ao sedentarismo. 

Além de várias doenças que a gordura visceral pode causar, ela também aumenta a resistência à insulina, que está ligada à baixa qualidade do sono e aos altos níveis do hormônio cortisol, causando aumento do peso e da circunferência abdominal.

Alerta vermelho: ficar sem atividade física faz mal à saúde.

Como diminuir o percentual de gordura?

O percentual de gordura pode ser eliminado com a prática regular de exercícios físicos, principalmente combinando os aeróbicos, como caminhada ou pedalada, com exercícios de força, como a musculação. Tudo em conjunto a uma alimentação saudável e equilibrada.

Portanto, os exercícios são fundamentais para eliminar o percentual de gordura porque estimulam o metabolismo e a queima de gordura, e ajudam no aumento de condicionamento físico e massa muscular.

Você vai gostar também de ler esses conteúdos:

Como saber meu percentual de gordura?

Em primeiro lugar, é possível calcular a gordura visceral com o exame de bioimpedância. Ele permite checar a composição corporal da pessoa, incluindo a quantidade de gordura acumulada no organismo.

Bem como, para calcular percentual de gordura, o teste de bioimpedância é excelente. O exame é uma das maneiras de mensuração da composição corporal, indicando a quantidade de gordura, músculo, osso e, até mesmo, água no organismo.

Muitos nutricionistas e endocrinologistas fazem esse exame, que é feito com uma balança específica, ainda na fase de avaliação do paciente. Na Cia Athletica, por exemplo, todas as unidades oferecem o teste. 

Há outros exames que podem ser realizados para essa finalidade, como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a ecografia (ultrassonografia).

Em resumo, o médico também pode fazer a medição das circunferências e espessura do corpo com o auxílio da pinça de gordura corporal, conhecida como adipômetro. Este método obtém medidas de diversas regiões do corpo, como abdômen, costas, braços e coxas, para realizar os cálculos.

A circunferência abdominal nos homens não deve ser maior a 94 cm e nas mulheres não deve ultrapassar a 80 cm.

O acúmulo da gordura acontece devido aos maus hábitos alimentares com consumo excessivo de carboidratos simples, alimentos processados ricos em gorduras e açúcares associados ao sedentarismo. 

Qual o percentual de gordura ideal?

O percentual de gordura masculino ideal é em torno de 16 a 20% e o percentual de gordura feminino fica entre 20 e 24%.

Além disso, esses números geralmente sobem com a idade e, na maioria dos casos, é superior nas mulheres. A pessoa que pratica atividade física regularmente tem menos gordura corporal do que alguém sedentário. 

Percentual de gordua da definição muscular

Leve definição muscular: de 25% a 30% de gordura corporal;
Definição intermediária: de 18% a 24% de gordura corporal;
Definição média alta: de 13% a 17% de gordura corporal;
Alta definição muscular: de 8% a 12% de gordura corporal.

Dicas de treinos para diminuir o percentual de gordura

Musculação

Para aumentar a massa muscular do seu corpo, a solução ideal é a musculação. Levantar peso pode aumentar o metabolismo basal e potencializar a diminuição do percentual de gordura. 

Em suma, a musculação aliada aos exercícios aeróbicos é capaz de reduzir mais acentuadamente a gordura do corpo.

Corrida

A corrida é uma excelente maneira de diminuir o percentual de gordura, pois possibilita o aumento do metabolismo e acelera rapidamente a queima de calorias. Mas para atingir a queima de gordura no abdômen é importante prestar atenção na variação de intensidade.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos grupos de corrida.

Spinning

O spinning é uma das atividades que mais ajuda a eliminar o percentual de gordura. O gasto pode chegar a 700 calorias, dependendo da intensidade do treino. 

Como resultado, a prática do spinning acelera o metabolismo, melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade respiratória e ajuda no controle do diabetes e na redução do colesterol.

HIIT

O HIIT (High Intensity Interval Training) é um treino intervalado de alta intensidade com principal objetivo de acelerar o metabolismo. A aula ajuda a derreter a gordura devido às sessões repetidas com esforço máximo, pois promove mais condicionamento aeróbio e anaeróbio.

Confira os benefícios da academia, além da eliminação do percentual de gordura:

Benefícios da academia ao longo do dia Vantagem Desvantagem Academia de manhã Alta queima de gordura Promove o emagrecimento Baixa força e resistência muscular Academia de tarde Aumento da resistência muscular Facilita a má digestão logo após o almoço Academia de noite Ganho de massa muscular Baixo estoque de energia

Alta performance Cia Athletica

Antes de mais nada, a Cia Athletica tem uma equipe de profissionais de Educação Física que se atualiza constantemente por meio de cursos de capacitação e diversos treinamentos. Você será atendido por um profissional que realmente entende da área e que está preparado para ajudar.

Sobretudo, seu treino é elaborado de acordo com as suas necessidades, características e preferências. É a garantia de que receberá o treinamento ideal e personalizado para alcançar seus objetivos.

As unidades ainda oferecem os serviços complementares TMF (Teste de Movimento Funcional) e Avaliações Física e Nutricional, além da balança de bioimpedância.

Dessa forma, enquanto estiver dentro das academias, você terá o apoio dos professores de educação física, todos formados e registrados no Conselho Regional de Educação Física. Assim, você treina de forma correta e não lesiona seus músculos. 

Treine também na Cia Athlética 

Estamos abertos 365 dias ao ano, de segunda-feira a domingo. Assim, você tem muito mais flexibilidade para escolher os horários que deseja fazer seus exercícios físicos, com mais comodidade para ter um estilo de vida ativo e saudável e eliminar o percentual de gordura.

Portanto, na Cia Athletica você vai se exercitar com o que há de melhor no mundo fitness!

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você! Agende aqui

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome