Dicas para nadadores e triatletas: confira aqui!

Falar de bem-estar relacionado à prática de atividades aquáticas para nadadores ou triatletas parece soar como uma redundância, algo lógico ou óbvio.

Na prática,no dia-a-dia da natação,  esta premissa nem sempre é tão verdadeira quanto parece!

Dicas para nadadores e triatletas

O simples prazer de nadar por muitas vezes fica em segundo plano quando o assunto é competição. Competir é algo inerente ao ser humano e a vontade de superar desafios mexe com o indivíduo de tal maneira que é quase impossível a sua inexistência.
O problema todo surge quando o atleta se distancia da água e passa a enxergar somente os louros da vitória.
A sensação de bem-estar trazida pelo massageamento corporal da pressão hidrostática pode dar lugar às dores musculares e articulares, oriundas do excesso de volume e intensidade do treinamento, sem a compensação das atividades regeneradoras.
Os melhores atletas do mundo, de qualquer esporte, possuem habilidades que são comuns a todos e por isso podem ser adquiridas ou treinadas em qualquer ambiente.

Dica número 1:

Força, velocidade, resistência, são exemplos de valências físicas que estão sempre presentes  na vida dos nadadores ou triatletas. Treine-as!

Dica número 2:

Nadar bem é conhecer  o seu corpo no meio líquido e para isso é preciso treinar propriocepção aquática.
Comece experimentando a simples transição dos quatro estilos durante um percurso de 25 metros. Perceba como o corpo se comporta com a mudança repentina de um estilo para o outro.

Dicas para nadadores e triatletas.
Dicas para nadadores e triatletas.

Dica número 3:

Você sabe qual é o estilo que mais lhe ajuda a corrigir ou melhorar sua braçada de crawl? Qual o estilo que te ajuda a manter o quadril na superfície quando você respira?
Ao encontrar estas respostas, agora você poderá sair dos quatro clássicos estilos e se aventurar em gestos motores até então nunca realizados.
Ao experimentar movimentos diferenciados do padrão motor clássico, você começará a estabelecer novas vias neuronais até então inativas ou inexistentes.
Você perceberá que certos movimentos ou posições poderão lhe ajudar ou prejudicar em determinadas posturas clássicas da natação de alto rendimento.

Dica número 4:

Em abril de 2006 Bob Bowman, técnico do nadador Michael Phelps, esteve no Clube Pinheiros para conhecer o nadador André Shultz e nesta oportunidade ele mencionou que o quinto estilo da natação se chamava Nado Submerso.
Para ilustrar ainda mais, neste último domingo tive a chance de assistir ao vivo o nadador Luiz Lima competindo em uma travessia e para a minha felicidade ele repentinamente nadou costas após a disputa de passagem pelo primeiro lugar na boia de um quilômetro.
Ao final da prova em que ele ganhou por uma batida de mão, comentei com ele: “Foi tão fácil que você nadou de costas?”. Para minha surpresa ele respondeu: “Nada disso, estava marcando meu adversário para que ele pudesse me ultrapassar e sair da minha esteira!”.

Dica número 5:

A principal dica para os nadadores e triatletas é o  resgate da natação como fonte de bem-estar!Quer nadar bem o crawl ? Nade os outros estilos prazerosamente nos aquecimentos e regenerativos.
Quer nadar bem todos os quatro estilos?  Nade submerso com diversão e prazer em seus aquecimentos e regenerativos.
Boas braçadas, com prazer!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome