Para conseguir chegar a sonhada definição muscular feminina, é necessário que os níveis de gordura do organismo estejam baixos. Mas, apesar da dedicação e da paciência, no comparativo com os homens, algumas mulheres têm muito mais dificuldades para definir o corpo.
Ainda assim, para você que busca exercícios para definição, saiba que algumas atividades potencializam ainda mais os resultados quando associadas a uma boa dieta.
Por essa razão, neste post, vamos abordar em quanto tempo é possível ter uma definição muscular feminina. Continue sua leitura!
Em quanto tempo é capaz de se ter uma definição muscular?
De fato, leva algum tempo para definir o corpo e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta para definição muscular feminina. A média é de 3 a 6 meses para alcançar esse objetivo.
No entanto, esse tempo pode variar de acordo com cada biotipo, carga genética e se a mulher está ou não com sobrepeso.
Como conseguir definição muscular feminina?
As mulheres necessitam treinar mais tempo do que os homens para alcançar a definição muscular. Isso acontece por conta dos hormônios femininos, que influenciam no condicionamento físico, e são responsáveis por contribuir com o ganho de peso mais fácil e a retenção de líquidos na mulher, aumentando o percentual de gordura.
Mas isso não significa que os hormônios impeçam a construção de massa muscular. Aliás, é possível deixar os músculos mais aparentes por meio da diminuição do percentual de gordura corporal e da prática de exercícios físicos, o que promove o fortalecimento muscular e reduz a flacidez da pele.
Vale ressaltar que uma mulher sedentária costuma ter mais de 31% de gordura. Mas quando esse índice cai para 25% a 30%, já é viável considerar que há uma leve definição muscular. O percentual de gordura ideal para definição muscular feminina acontece quando se chega entre 8% e 12%.
Treino para definição muscular feminino: como potencializar os exercícios?
Os treinos ajudam a estimular todos os diferentes sistemas de energia. Assim sendo, exercícios aeróbicos como corrida, natação, Power ABS, pular corda, Orange Zone e treino HIIT são excelentes opções para queima de gordura.
Aliás, essas atividades devem ser feitas após o treino de hipertrofia muscular, potencializando o poder lipotrófico e acelerando o processo de definição muscular. Além de realizar treinos de alta intensidade, é fundamental ter consistência nas práticas para alcançar a definição muscular feminina.
Outra forma eficaz para queimar gordura é diminuir a ingestão calórica diária. Assim, a gordura deixa o organismo na forma de dióxido de carbono e pelos resíduos corporais, como suor ou urina.
Cortar de 100 a 200 calorias não será suficiente para provocar fome, porém, essa economia fará diferença ao longo de meses e anos.
Portanto, para as mulheres que buscam definir seus corpos, além de praticar atividades físicas, é preciso adotar um plano alimentar para definição muscular feminina que dê energia suficiente para os exercícios e que auxilie na regeneração muscular, ou seja, reduzindo a quantidade dos alimentos e optando por opções mais saudáveis.
Leia mais sobre:
O que comer para definição muscular feminina?
A dieta para hipertrofia e definição muscular também auxilia na regeneração muscular, processo que acontece após uma sessão de treino. Por esse motivo, é necessário consumir menos alimentos ricos em gordura e açúcar, além de ingerir uma quantidade menor de calorias do que seu corpo precisa.
Alguns alimentos que fazem parte do cardápio para definição muscular feminina são:
- Produtos de origem animal;
- Alimentos integrais e carboidratos complexos;
- Tubérculos e raízes;
- Frutas;
- Leguminosas.
É primordial lembrar novamente que uma dieta para definição muscular feminina deve ser prescrita por um profissional da área.
Veja também:
O que tomar para definição muscular?
Além da alimentação, você também pode utilizar suplementos para definição muscular feminina ou whey protein. Existem 3 tipos:
- O isolado tem 90% de proteína no mínimo, com baixa quantidade de calorias, carboidratos e gordura;
- O concentrado tem até 89% de proteína, com alta quantidade de calorias, carboidratos e gordura;
- O hidrolisado tem no mínimo 90% de proteína, mas possui melhor digestão do que o isolado, porque as proteínas já estão digeridas.
Mas para saber qual melhor suplemento para definição muscular feminina ou whey protein, você deve consultar um nutricionista esportivo.
Fique por dentro de:
Treino para definição muscular e queima de gordura feminino é na Cia Athletica!
Se você deseja obter uma definição muscular feminina de forma segura, venha para a Companhia Athletica. Aqui, temos uma equipe completa de profissionais para te atender e te acompanhar em todos os momentos.
Os treinos são elaborados de acordo com as suas necessidades, características e preferências. É a garantia de que receberá o treinamento ideal e personalizado para alcançar seus objetivos.
Venha conhecer melhor a unidade mais próxima de você!