Novembro Azul é uma campanha de conscientização em prol da prevenção ao câncer de próstata, seguindo o modelo do Outubro Rosa, realizado no mês anterior e dedicado ao combate do câncer de mama.
Os objetivos são:

  • Eliminar o preconceito masculino de ir ao médico e submeter-se ao exame de toque e difundir a informação de que em muitos casos apenas o exame de sangue é suficiente;
  • Esclarecer a população sobre as doenças que mais afetem o homem, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata;
  • Promover a saúde do homem.

A campanha foi abraçada por diversas instituições no Brasil e por boa parte da população, tendo intensa divulgação e participação na mídia, em eventos populares, palestras educativas e intervenções da área da saúde.

E os bigodes? Conheça a origem do Novembro Azul

Novembro Azul
Moustache november: a origem do Novembro Azul.

O movimento Novembro Azul  surgiu na Austrália, em 2003. O chamado Movember (moustache november), aproveita as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro e do  Dia Internacional do Homem, em 19 de novembro.
Em alguns países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão, cultivo da saúde do homem, entre outros temas.

O câncer de próstata: sintomas e diagnóstico

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, vindo logo após do câncer de pele. As principais vítimas são homens com idade superior a 50 anos, e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.
Em seu estágio inicial, o câncer de próstata apresenta 90% de chances de cura. O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de toque retal e exame de sangue (PSA), mas somente a biópsia pode confirmar a existência ou não do câncer de próstata.
Geralmente, os sintomas desse câncer só se apresentam em estágio mais avançado, mas é recomendável para a saúde do homem manter-se em alerta quanto a certos indicadores:

  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia;
  • Dores lombares, nos joelhos e nos ossos;
  • Insuficiência renal;
  • Sensações de queimação ao urinar;
  • Dificuldades de urinar.

 Atividades aeróbicas na prevenção contra o câncer de próstata

Desde 2010, pesquisas apontam uma relação entre a atividade física e a redução do risco de câncer de endométrio, próstata, rim, pâncreas e bexiga.
Os principais estudos foram publicados por pesquisadores das seguintes instituições:

  • National Cancer Institute (EUA);
  • Cancer Epidemiology Health Services Research Group (Reino Unido);
  • Regensburg University Medical Center (Alemanha).

As conclusões sugerem que quanto maior a atividade aeróbica, menor o risco de cânceres. Este fato pode estar relacionado com a melhora da respiração celular e do sistema imunológico. Um sistema imunológico bem modulado, por conta do exercício, não deixa as células cancerígenas aparecerem.
Os resultados sugerem que homens com câncer de próstata deveriam fazer atividades físicas aeróbicas para a manutenção da boa saúde como um todo, mesmo que em pequena quantidade. 15 minutos diários de caminhada, corrida ou ciclismo já fazem diferença.

Novembro Azul na Cia Athletica

A Cia Athletica apoia a causa do Novembro Azul  e da saúde do homem. Por isso, realizaremos uma série de palestras,  campeonatos, eventos e aulas especiais, durante todo o mês. Confira!
 
 
 
 

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome